Avaliação da aprendizagem na percepção de docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022012

Palavras-chave:

Avaliação formativa, Institutos Federais, Avaliação Pesquisa-ação

Resumo

A pesquisa-ação teve como objetivo conhecer como os docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) compreendem a avaliação da aprendizagem e, partindo das percepções identificadas, promover ações de intervenção pedagógica para estimular a reflexão sobre as práticas avaliativas. Participaram 118 docentes de 4 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, que responderam perguntas sobre o processo avaliativo e suas dificuldades. As ações realizadas primaram pelo diálogo na busca pela melhoria da avaliação. Os questionários mostraram que há uma tendência à condução da avaliação como verificação e como mensuração, e que a prova objetiva é priorizada pelos respondentes. Identificou-se que 32% dos professores adotam uma abordagem formativa, mas 61% têm dificuldades no processo, em decorrência do perfil dos estudantes e da carência de formação pedagógica. Pela intervenção, observou-se que os participantes refletiram e esclareceram dúvidas, contribuindo para o entendimento do tema. Acredita-se que a metodologia utilizada deve ser aprimorada e levada como experiência para outras instituições.

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Biografia do Autor

Norlia Nabuco Parente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

É professora do Instituto Federal (IFCE) desde 2010. Doutora em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra em Política e Gestão da Educação Superior (UFC), Especialização em Psicopedagogia, Licenciatura em Língua Portuguesa e em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Nagila Rabelo de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Educação (2018- UFC) e graduada em Pedagogia (2014 - UFC). Atuou como professora substituta da Universidade Estadual do Ceará (2019-2021).

Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará.Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003).

Claudio de Albuquerque Marques, Universidade Federal do Ceará

Professor Associado do Departamento de Fundamento da Educação da Universidade Federal do Ceará. Bacharelado em Ciências da Computação pela UFC (1989), Especialização em Administração Universitária pelo Instituto de Gestão e Liderança Universitária (1997, Brasil/Canadá) e Ph.D. em Educação Superior pela Universidade do Arizona (2003, USA).

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Publicado

2022-06-13

Como Citar

PARENTE, N. N.; LIMA, N. R. de; CIASCA, M. I. F. L.; MARQUES, C. de A. Avaliação da aprendizagem na percepção de docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e022012, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022012. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/8292. Acesso em: 26 dez. 2024.