Avaliação qualitativa das estruturas essenciais: um olhar para universidades corporativas da região metropolitana de Fortaleza

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024006

Palabras clave:

Educación corporativa. Evaluación de la educación. Evaluación del aprendizaje

Resumen

Este estudo trata-se de um recorte da tese de doutorado com ênfase na avaliação educacional sob o olhar da avaliação de programas em suas cinco gerações. Nesse contexto, a pesquisa buscou mapear as estruturas essenciais de Universidades Corporativas. A pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo exploratória foi feita por meio de coleta de dados realizada a partir de um questionário com três perguntas de caráter subjetivo sob a égide de dez estruturas essenciais amparadas na análise no software Atlas.ti 7 (Qualitative Assisted Data Analysis Software) de oito Universidades Corporativas atuantes na Região Metropolitana de Fortaleza nos segmentos de indústria, serviços e comércio. Os resultados visam contribuir para a compreensão da importância da educação corporativa, da necessidade de se avaliar com critérios que realmente gerem resultados significativos para a sociedade na perspectiva de se compreender e fazer educação para além dos espaços formais de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Ilana Maria de Oliveira Maciel, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doctor e investigador en Educación Brasileña en el Programa (PPGE/UFC). Maestría en Administración y Control (PPAC/UFC). Profesor de la UFC. Beca CAPES/2023. Miembro del Grupo de Investigación en Evaluación y Gestión Educativa (GPAGE/UFC).

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Postdoctorado en Gestión por la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN). Doctorado en Educación y Evaluación por la Universidad Federal de Ceará (UFC). Profesor Titular de la Universidad Federal de Ceará.

Denize de Melo Silva Rodrigues, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doctor y Máster en Educación Brasileña por la Universidad Federal de Ceará (UFC). Asesor pedagógico Máster Soluciones Educativas. Contribución de autoría: Revisión conceptual/textual y profundización de las categorías de estudio.

Blússia Tétis Brito Batista, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda do Programa de Educação Brasileira(PPGE/UFC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE/UFC/CNPQ). Bolsista programa da CAPES.

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Publicado

2024-08-24

Cómo citar

MACIEL, I. M. de O.; LIMA, M. A. M.; RODRIGUES, D. de M. S.; BATISTA, B. T. B. Avaliação qualitativa das estruturas essenciais: um olhar para universidades corporativas da região metropolitana de Fortaleza. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024006, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024006. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13558. Acesso em: 22 may. 2025.