Avaliação qualitativa das estruturas essenciais: um olhar para universidades corporativas da região metropolitana de Fortaleza

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024006

Palabras clave:

Educación corporativa. Evaluación de la educación. Evaluación del aprendizaje

Resumen

Este estudo trata-se de um recorte da tese de doutorado com ênfase na avaliação educacional sob o olhar da avaliação de programas em suas cinco gerações. Nesse contexto, a pesquisa buscou mapear as estruturas essenciais de Universidades Corporativas. A pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo exploratória foi feita por meio de coleta de dados realizada a partir de um questionário com três perguntas de caráter subjetivo sob a égide de dez estruturas essenciais amparadas na análise no software Atlas.ti 7 (Qualitative Assisted Data Analysis Software) de oito Universidades Corporativas atuantes na Região Metropolitana de Fortaleza nos segmentos de indústria, serviços e comércio. Os resultados visam contribuir para a compreensão da importância da educação corporativa, da necessidade de se avaliar com critérios que realmente gerem resultados significativos para a sociedade na perspectiva de se compreender e fazer educação para além dos espaços formais de aprendizagem.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ilana Maria de Oliveira Maciel, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doctor e investigador en Educación Brasileña en el Programa (PPGE/UFC). Maestría en Administración y Control (PPAC/UFC). Profesor de la UFC. Beca CAPES/2023. Miembro del Grupo de Investigación en Evaluación y Gestión Educativa (GPAGE/UFC).

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Postdoctorado en Gestión por la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN). Doctorado en Educación y Evaluación por la Universidad Federal de Ceará (UFC). Profesor Titular de la Universidad Federal de Ceará.

Denize de Melo Silva Rodrigues, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doctor y Máster en Educación Brasileña por la Universidad Federal de Ceará (UFC). Asesor pedagógico Máster Soluciones Educativas. Contribución de autoría: Revisión conceptual/textual y profundización de las categorías de estudio.

Blússia Tétis Brito Batista, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda do Programa de Educação Brasileira(PPGE/UFC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE/UFC/CNPQ). Bolsista programa da CAPES.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2010.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República,

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm Acesso em: 8 ago. 2023.

CEARÁ. Resolução nº 390 10 de novembro de 2004. Dispõe sobre credenciamento ou cadastramento de instituições que ofertam cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, no âmbito da educação profissional. Fortaleza: Assembleia Legislativa, 2004. Disponível em: https://www.cee.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/49/2011/08/RES-0390-2004.pdf Acesso em: 25 set. 2023.

EBOLI, Mariza. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Editora Gente, 2004.

EBOLI, Mariza. Educação corporativa: muitos olhares. São Paulo: Editora Atlas, 2014.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social. In: I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 1., 2006, Proceedings online. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100034&lng=en&nrm=abn Acesso em: 10 jul. 2024.

GOHN, Maria da Glória Marcondes. A educação não-formal e a relação escola-comunidade ECCOS. Revista Científica UNINOVE, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 39-6541, dez. 2004.

GUBA, E.; LINCOLN, Y. Fourth generation evaluation. NewburyPark: Sage, 1989.

KNOWLES, Malcolm; HOLTON III, Elwood F.; SWANSON, Richard, A. The Adult Learner: The definitive classic in adult education and human resource development. 6th ed San Diego - California-EUA, Elsevier, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

LIMA FILHO, Gilvan Dias de. TROMPIERI FILHO, Nicolino. As Cinco Gerações da Avaliação Educacional – Características e Práticas Educativas. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXII, Nº. 000011, 2013. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/cinco-geracoes-da-avaliacao-educacional-caracteristicas-e-praticas-educativas Acesso em: 25 ago. 2023.

LIMA, Marcos Antonio Martins. Autoavaliação e desenvolvimento institucional da educação superior: projeto aplicado em cursos de administração. Fortaleza: Edições UFC, 2008.

MACIEL, Ilana Maria de Oliveira. Universidades corporativas: modelo de avaliação do perfil institucional em organizações instaladas na região metropolitana de Fortaleza (CE). 2023. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76257 Acesso em: 01 de jul. 2024.

MEISTER, J.C. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2ª ed. rev. atual. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2011.

Publicado

2024-08-24

Cómo citar

MACIEL, I. M. de O.; LIMA, M. A. M.; RODRIGUES, D. de M. S.; BATISTA, B. T. B. Avaliação qualitativa das estruturas essenciais: um olhar para universidades corporativas da região metropolitana de Fortaleza. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024006, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024006. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13558. Acesso em: 21 nov. 2024.