Avaliação qualitativa das estruturas essenciais: um olhar para universidades corporativas da região metropolitana de Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024006

Palavras-chave:

Educação corporativa, Avaliação da Educação, Avaliação da aprendizagem

Resumo

Este estudo trata-se de um recorte da tese de doutorado com ênfase na avaliação educacional sob o olhar da avaliação de programas em suas cinco gerações. Nesse contexto, a pesquisa buscou mapear as estruturas essenciais de Universidades Corporativas. A pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo exploratória foi feita por meio de coleta de dados realizada a partir de um questionário com três perguntas de caráter subjetivo sob a égide de dez estruturas essenciais amparadas na análise no software Atlas.ti 7 (Qualitative Assisted Data Analysis Software) de oito Universidades Corporativas atuantes na Região Metropolitana de Fortaleza nos segmentos de indústria, serviços e comércio. Os resultados visam contribuir para a compreensão da importância da educação corporativa, da necessidade de se avaliar com critérios que realmente gerem resultados significativos para a sociedade na perspectiva de se compreender e fazer educação para além dos espaços formais de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ilana Maria de Oliveira Maciel, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação Brasileira no Programa(PPGE/UFC). Mestre em Administração e Controladoria(PPAC/UFC). Professora da UFC. Bolsista CAPES/23. Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE/UFC/CNPQ).

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE/UFC/CNPQ).

Denize de Melo Silva Rodrigues, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Blússia Tétis Brito Batista, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda do Programa de Educação Brasileira(PPGE/UFC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE/UFC/CNPQ). Bolsista programa da CAPES.

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Publicado

2024-08-24

Como Citar

MACIEL, I. M. de O.; LIMA, M. A. M.; RODRIGUES, D. de M. S.; BATISTA, B. T. B. Avaliação qualitativa das estruturas essenciais: um olhar para universidades corporativas da região metropolitana de Fortaleza. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024006, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024006. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13558. Acesso em: 3 dez. 2024.