Práticas pedagógicas para Ciências da Natureza: buscando afrorreferências

Autores

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Ciências da Natureza, Ensino, Africanidades

Resumo

A invasão europeia ao Brasil se desenvolveu com o escravismo criminoso que eliminou vidas humanas. As populações negras, oriundas dos povos africanos, e os povos originários foram invisibilizados na tentativa do embranquecimento do país que reverbera hodiernamente. Essa pesquisa qualitativa, com base em uma investigação bibliográfica e na vivência pessoal, é delimitada à contribuição das populações negras para a construção do conhecimento científico. O presente estudo teve o objetivo de averiguar a existência de referencial teórico para fundamentar práticas pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza. Como resultados iniciais, foi possível perceber alguns estudos que abordam a relação entre as africanidades e o componente curricular obrigatório de Ciências da Natureza. É possível concluir, então, que ao relacionar o conhecimento das populações negras e o ensino de Ciências da Natureza, realiza-se uma proposta questionadora da realidade entendida como uma ação afirmativa e antirracista.

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Biografia do Autor

José Olímpio Ferreira Neto, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Mestre de Capoeira. Professor de Ciências da Natureza. Advogado. Mestre em Ensino e Formação Docente. Especialista em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

Ferreira Neto, J. O. . (2022). Práticas pedagógicas para Ciências da Natureza: buscando afrorreferências. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8948