Formação contínua e identidade docente: ponderações sobre o contexto atual

Autores

Palavras-chave:

Formação Contínua, Identidade Docente, Desenvolvimento profissional

Resumo

As reflexões propostas neste artigo discorrem sobre a essencialidade da formação contínua para o aprimoramento da docência, com destaque para o cenário vivido atualmente, o qual merece ponderações, alargamento das implicações pessoais e profissionais. Nesse ínterim, o objetivo geral consistiu em discutir a formação contínua no que se refere às possibilidades de afirmar uma identidade crítica e solidária, observando-se o fio condutor baseado no diálogo, na criticidade, na solidariedade e na empatia, princípios necessários para a condução de práticas genuinamente pedagógicas. Nesse contexto, o estudo qualitativo foi realizado à luz de suporte teórico balizado a partir das premissas supramencionadas. Os resultados apontaram que a formação contínua, em suas variadas dimensões, amplia, consolida e ressignifica a formação de professores e reverbera-se, em especial, na identidade docente, observando-se os dados da realidade presente com os olhos voltados para um futuro mais empático, dialógico e acolhedor.

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Biografia do Autor

Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Universidade Estadual do Ceará

Pedagoga (UECE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNICHRISTUS). Mestra em Educação (PPGE-UECE). Doutoranda em Educação (PPGE-UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB).

Cícera Maria Mamede Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagoga (URCA). Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (IFCE). Mestra em Educação (MPEDU-URCA). Doutoranda em Educação (PPGE-UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA).

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagoga (UECE). Mestra em Educação (UFC). Doutora em Educação Brasileira (UFC). Pós-Doutora (USP). Líder do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB). Membro do Corpo Editorial da EdUECE.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Sales, M. J. F. S. e ., Santos, C. M. M. ., & Cavalcante, M. M. D. . (2022). Formação contínua e identidade docente: ponderações sobre o contexto atual. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8843

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