A Didática no horizonte do ensino com pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Didática, Ensino com pesquisa, Formação docente

Resumo

Este trabalho emergiu a partir da experiência adquirida no componente curricular “Fundamentos Pedagógicos do Trabalho e da Formação Docente” pertinente ao Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como objetivo refletir sobre o vínculo entre a pesquisa e o ensino na trajetória da Didática a partir da experiência adquirida no componente curricular. A metodologia compreendeu, numa abordagem qualitativa, um estudo bibliográfico e de campo. O lócus da pesquisa foi uma turma de Mestrado do semestre 2019.2 composta por onze estudantes, dentre os quais, nove responderam a um questionário proposto. O aporte teórico foi composto por autores como Lima (2011), Pimenta (2015; 2019) e Saviani (2008). Os resultados apontaram que, através deste componente, os professores e alunos puderam refletir sobre o papel da Didática para a formação docente, descortinando a esperança como ímpeto à busca de melhores dias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), na Linha de Pesquisa Formação, Didática e Trabalho Docente, no núcleo Didática, Saberes Docentes e Prática Pedagógica. Especialista em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional (UNICHRISTUS). Membro do GDESB - Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (PPGE-UECE).

Pedro Jônatas da Silva Chaves

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), na Linha de Pesquisa Formação, Didática e Trabalho Docente, no núcleo Didática, Saberes Docentes e Prática Pedagógica. Membro do GDESB - Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (PPGE-UECE).

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC). Professora associado nível O da Universidade Estadual do Ceará e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Líder do GDESB - Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (PPGE-UECE).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

BOSCH, Philippe Van Den. A filosofia e a felicidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

CANDAU, Vera Maria. Didática novamente em questão: fazeres-saberes pedagógicos em diálogos, insurgências e políticas. In: CANDAU, Vera Maria; CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDES, Claudia (Orgs.). Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis: Vozes, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. 57. ed. - Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Qual o lugar da Didática no trabalho do professor? Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 3, n. 5, p. 89-101, 2011. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/154/pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.).; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7 ed. rev. e atual. Petrópolis: Vozes, 2016.

PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da didática em movimento: resistência ao tecnicismo/neotecnicismo liberal. In: SILVA, Marco; ORLANDO, Cláudio; ZEN, Giovana (Orgs.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 19-64. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/30770/1/Did%C3%A1tica%20%20Abordagens%20te%C3%B3ricas%20contempor%C3%A2neas.pdf. Acesso em: 05 abr. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido. O Protagonismo da Didática nos Cursos de Licenciatura: a Didática como campo disciplinar. In: MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: teoria e pesquisa. 1. ed. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2015, p. 81-97.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

Publicado

2021-07-21

Como Citar

Sales, M. J. F. S. e ., Chaves, P. J. da S. ., & Cavalcante, M. M. D. . (2021). A Didática no horizonte do ensino com pesquisa. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5987