A Didática no horizonte do ensino com pesquisa
Palavras-chave:
Didática, Ensino com pesquisa, Formação docenteResumo
Este trabalho emergiu a partir da experiência adquirida no componente curricular “Fundamentos Pedagógicos do Trabalho e da Formação Docente” pertinente ao Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como objetivo refletir sobre o vínculo entre a pesquisa e o ensino na trajetória da Didática a partir da experiência adquirida no componente curricular. A metodologia compreendeu, numa abordagem qualitativa, um estudo bibliográfico e de campo. O lócus da pesquisa foi uma turma de Mestrado do semestre 2019.2 composta por onze estudantes, dentre os quais, nove responderam a um questionário proposto. O aporte teórico foi composto por autores como Lima (2011), Pimenta (2015; 2019) e Saviani (2008). Os resultados apontaram que, através deste componente, os professores e alunos puderam refletir sobre o papel da Didática para a formação docente, descortinando a esperança como ímpeto à busca de melhores dias.
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