Formação continuada e o currículo com enfoque no multiculturalismo para promover a cidadania no Ensino Infantil

Autores

Palavras-chave:

Formação, Continuada, Currículo, Multiculturalismo, Cidadania

Resumo

O artigo terá a proposta de desenvolver um estudo sobre a importância da relação entre a organização do currículo e a formação continuada do pedagogo como um instrumento que possibilita realizar um trabalho que valorize a diversidade cultural na Educação Infantil. Assim, o objetivo será refletir acerca de uma prática que permita oferecer um ensino que engloba o saber ligado às relações étnico-raciais, à cultura afro-brasileira, africana e indígena. A metodologia utilizará à abordagem qualitativa e como procedimento metodológico a revisão bibliográfica, o estudo de caso e a realização de entrevista. O pedagogo tem um papel ímpar no momento de construir o desenvolvimento cultural e social das crianças, devendo articular as atividades com as vivências dos estudantes. De acordo com conteúdo exposto, torna-se possível entender que o valor da pluralidade cultural, o currículo escolar e a formação docente são fundamentais para o professor criar uma prática que englobe todos os grupos e a diminuir a indiferença existente no ambiente escolar.   

Downloads

Biografia do Autor

Benjamim Machado de Oliveira Neto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Programa de Pós-Graduação em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Kurios; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Kurios.

Referências

ANDRÉ, João Maria. Multiculturalidade, identidades e mestiçagens: o diálogo intercultural nas ideias, na política, nas artes e na religião. Lisboa: Ed. Palimage, 2012.

APPLE, Michael W. Repensando ideologia e currículo. In: Moreira, Antonio Flavio Barbosa e Silva, Tomaz Tadeu [et. Al.] (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. Tradução de Maria Aparecida Batista. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

DA MATA, Roberto. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

MOREIRA, Antonio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu da (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

MORIN, Edgar. O método: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-102.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Oliveira Neto, B. M. de . (2022). Formação continuada e o currículo com enfoque no multiculturalismo para promover a cidadania no Ensino Infantil. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8769