Formação continuada e o currículo com enfoque no multiculturalismo para promover a cidadania no Ensino Infantil

Autores

Palavras-chave:

Formação, Continuada, Currículo, Multiculturalismo, Cidadania

Resumo

O artigo terá a proposta de desenvolver um estudo sobre a importância da relação entre a organização do currículo e a formação continuada do pedagogo como um instrumento que possibilita realizar um trabalho que valorize a diversidade cultural na Educação Infantil. Assim, o objetivo será refletir acerca de uma prática que permita oferecer um ensino que engloba o saber ligado às relações étnico-raciais, à cultura afro-brasileira, africana e indígena. A metodologia utilizará à abordagem qualitativa e como procedimento metodológico a revisão bibliográfica, o estudo de caso e a realização de entrevista. O pedagogo tem um papel ímpar no momento de construir o desenvolvimento cultural e social das crianças, devendo articular as atividades com as vivências dos estudantes. De acordo com conteúdo exposto, torna-se possível entender que o valor da pluralidade cultural, o currículo escolar e a formação docente são fundamentais para o professor criar uma prática que englobe todos os grupos e a diminuir a indiferença existente no ambiente escolar.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benjamim Machado de Oliveira Neto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Programa de Pós-Graduação em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Kurios; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Kurios.

Referências

ANDRÉ, João Maria. Multiculturalidade, identidades e mestiçagens: o diálogo intercultural nas ideias, na política, nas artes e na religião. Lisboa: Ed. Palimage, 2012.

APPLE, Michael W. Repensando ideologia e currículo. In: Moreira, Antonio Flavio Barbosa e Silva, Tomaz Tadeu [et. Al.] (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. Tradução de Maria Aparecida Batista. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

DA MATA, Roberto. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

MOREIRA, Antonio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu da (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

MORIN, Edgar. O método: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-102.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Oliveira Neto, B. M. de . (2022). Formação continuada e o currículo com enfoque no multiculturalismo para promover a cidadania no Ensino Infantil. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8769