A nova epistemologia da educação: diálogo e sentido na interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16182

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação transformadora, Prática docente, Paulo Freire, Saberes populares

Resumo

Este artigo tem como objetivo levar os seus leitores a questionar a forma como encaram e aplicam a temática da interdisciplinaridade em suas aulas, e no cotidiano de suas escolas. As reflexões contidas aqui transpassam tres dimensoes da educação: prática pedagógica, reflexões cotidianas e posicionamento político diante a vida docente. para assim apresentarmos umas das muitas possibilidades de se aplicar a interdisciplinaridade no ensino, criando diálogos férteis entre as ideias de Paulo freire, Edgar MOrin e ivani fazenda, defendemos que a interdisciplinaridade vai além de um conceito pedagógico, se aplicando como uma postura diante da vida, criando pontes entre o cotidiano dos alunos e o conhecimento escolar. mento entre a vida do discente e a escola e a da fragmentação do saber. Demonstrando assim a interdisciplinaridade como um caminho possível para uma aprendizagem mais humana, crítica e integrada com a realidade. Deixando de ser um conceito abstrato e se tornando uma prática diária.

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Biografia do Autor

Daniel Henrique Faustino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino, graduado em História, associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte

Professor doutor, docente no Departamento de educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino – UERN/UFERSA/IFRN).

Josélia Carvalho de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte

Geógrafa, Doutora em Geografia, docente no Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino – UERN/UFERSA/IFRN).

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

Faustino, D. H., Santos, J. M. C. T., & Araújo, J. C. de. (2025). A nova epistemologia da educação: diálogo e sentido na interdisciplinaridade. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–17. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16182