A nova epistemologia da educação: diálogo e sentido na interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16182Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Educação transformadora, Prática docente, Paulo Freire, Saberes popularesResumo
Este artigo tem como objetivo levar os seus leitores a questionar a forma como encaram e aplicam a temática da interdisciplinaridade em suas aulas, e no cotidiano de suas escolas. As reflexões contidas aqui transpassam tres dimensoes da educação: prática pedagógica, reflexões cotidianas e posicionamento político diante a vida docente. para assim apresentarmos umas das muitas possibilidades de se aplicar a interdisciplinaridade no ensino, criando diálogos férteis entre as ideias de Paulo freire, Edgar MOrin e ivani fazenda, defendemos que a interdisciplinaridade vai além de um conceito pedagógico, se aplicando como uma postura diante da vida, criando pontes entre o cotidiano dos alunos e o conhecimento escolar. mento entre a vida do discente e a escola e a da fragmentação do saber. Demonstrando assim a interdisciplinaridade como um caminho possível para uma aprendizagem mais humana, crítica e integrada com a realidade. Deixando de ser um conceito abstrato e se tornando uma prática diária.
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