Refrigerantes como tema articulador entre aspectos sociais e químicos numa Escola do Programa Ensino Integral
Palavras-chave:
Refrigerantes, Excesso de açúcar., Experimentos investigativosResumo
Este trabalho parte de um alerta feito por um comercial veiculado na televisão e no site doceveneno.org.br/# sobre os malefícios do açúcar em excesso no organismo. O site chama a atenção para o apoio a um Projeto de Lei (PL 2183/2019) que aumentaria em 20% os tributos sobre os refrigerantes. Portanto, o site e o vídeo constituíram-se em organizadores de aprendizagens de conceitos químicos e reflexão sobre questões sociais e de saúde a partir do tema refrigerantes. Foram lidos artigos científicos nas aulas do componente Curricular Orientação de Estudos e as dúvidas eram esclarecidas em aulas dialogadas (rodas de conversa) com mediação do professor. Utilizou-se experimentos investigativos para verificar a quantidade de açúcares em refrigerantes nas aulas de Práticas Experimentais. Foi nítido o interesse despertado nos alunos a partir do tema abordado, bem como o aprendizado de conceitos químicos em estreita ligação com as questões sociais levantadas pelo tema.
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