Refrigerantes como tema articulador entre aspectos sociais e químicos numa Escola do Programa Ensino Integral

Autores

Palavras-chave:

Refrigerantes, Excesso de açúcar., Experimentos investigativos

Resumo

Este trabalho parte de um alerta feito por um comercial veiculado na televisão e no site doceveneno.org.br/# sobre os malefícios do açúcar em excesso no organismo. O site chama a atenção para o apoio a um Projeto de Lei (PL 2183/2019) que aumentaria em 20% os tributos sobre os refrigerantes. Portanto, o site e o vídeo constituíram-se em organizadores de aprendizagens de conceitos químicos e reflexão sobre questões sociais e de saúde a partir do tema refrigerantes. Foram lidos artigos científicos nas aulas do componente Curricular Orientação de Estudos e as dúvidas eram esclarecidas em aulas dialogadas (rodas de conversa) com mediação do professor. Utilizou-se experimentos investigativos para verificar a quantidade de açúcares em refrigerantes nas aulas de Práticas Experimentais. Foi nítido o interesse despertado nos alunos a partir do tema abordado, bem como o aprendizado de conceitos químicos em estreita ligação com as questões sociais levantadas pelo tema.

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Biografia do Autor

Francisco José Mininel, Universidade Brasil

Graduado  em  Química,  Doutor  em  Química  UNESP,  Campus de  Araraquara-SP,  Mestre  em Química pela UNESP-Araraquara-SP.

Silvana Márcia Ximenes Mininel, Universidade Brasil

Graduada em Química, Mestre em Química pela UNESP, Campus de Araraquara, professora da Rede Estadual de São Paulo. 

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Publicado

2022-10-05

Como Citar

Mininel, F. J., & Mininel, S. M. X. (2022). Refrigerantes como tema articulador entre aspectos sociais e químicos numa Escola do Programa Ensino Integral. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–17. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8553