Metodologia Design Thinking na construção significativa de conceitos químicos: reaproveitamento do lixo orgânico doméstico

Autores

Palavras-chave:

Design Thinking, Metodologia Ativa, Situação-Problema, Conceitos Químicos

Resumo

Design Thinking (DT) é uma metodologia ativa, colaborativa e inovadora que coloca as pessoas no centro das soluções. É uma forma de pensar e solucionar problemas através da empatia, da colaboração, da prototipação de ideias e da experimentação. Este trabalho teve como objetivo utilizar a metodologia (DT) na solução de uma situação-problema relacionada ao reaproveitamento de lixo orgânico residencial. Essa situação-problema foi o ponto de partida para que os alunos construíssem significativamente conhecimentos químicos e chegassem a uma solução eficiente para o reaproveitamento do lixo orgânico produzido nas casas. Como solução, os alunos propuseram a construção de uma horta escolar e uma composteira para reaproveitamento do lixo orgânico na própria horta. Concluiu-se que a metodologia ativa (DT) favoreceu a construção ativa e significativa de conceitos químicos, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas necessárias à resolução do problema.

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Biografia do Autor

Francisco José Mininel, Universidade Brasil

Graduado em  Química.  Doutor  e mestre em  Química  pela UNESP campus de  Araraquara-SP.

Silvana Márcia Ximenes Mininel, Universidade Brasil

Mestrado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Mininel, F. J., & Mininel, S. M. X. (2024). Metodologia Design Thinking na construção significativa de conceitos químicos: reaproveitamento do lixo orgânico doméstico. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11829