Metodologia Design Thinking na construção significativa de conceitos químicos: reaproveitamento do lixo orgânico doméstico
Palavras-chave:
Design Thinking, Metodologia Ativa, Situação-Problema, Conceitos QuímicosResumo
Design Thinking (DT) é uma metodologia ativa, colaborativa e inovadora que coloca as pessoas no centro das soluções. É uma forma de pensar e solucionar problemas através da empatia, da colaboração, da prototipação de ideias e da experimentação. Este trabalho teve como objetivo utilizar a metodologia (DT) na solução de uma situação-problema relacionada ao reaproveitamento de lixo orgânico residencial. Essa situação-problema foi o ponto de partida para que os alunos construíssem significativamente conhecimentos químicos e chegassem a uma solução eficiente para o reaproveitamento do lixo orgânico produzido nas casas. Como solução, os alunos propuseram a construção de uma horta escolar e uma composteira para reaproveitamento do lixo orgânico na própria horta. Concluiu-se que a metodologia ativa (DT) favoreceu a construção ativa e significativa de conceitos químicos, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas necessárias à resolução do problema.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Hanesian. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo, 2000.
AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 2º ed. Coimbra: Platano Edições Técnicas, 2003.
BRASIL. PCN+Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, 2002.
CHON, Harah.; SIM, Joselyn. From design thinking to design knowing: An educational perspective. Art, Design & Communication in Higher Education, 18(2), 187-200, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1386/adch000061. Acesso em 1 maio 2023.
DE LIMA, José Ossian Gadelha. Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, n. 136, 2012. Disponível em:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2013/quimica_artigos/perspect_novas_metod_ens_quim.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.
CAPECCHI, Maria Varone Candida de Moraes; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Argumentação em uma sala de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a dez anos. Investigações em Ensino de Ciências,5(3), 171-189, 2000. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/92895/mod_resource/content/2/argumenta%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 16 maio 2023.
CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por investigação. São Paulo: Cengage Learning, 2013.que vão
KUHN, Deanna. What do young science students need to learn about variables? Science Education, v. 100, n. 2, p. 392–403, 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/sce.21207. Acesso em: 1 maio2023.
LEWIN, A. M. Figueroa; LOMÁSCOLO, T. M. Monmany. La metodologia cientifica em la construcción de conocimientos. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.20, n.2, p.147-154. 1998. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/pibid2014/files/2016/12/artigo-completo-freire-2.pdf. Acesso em: 02 abr. 2023.
LOVATO, Fabricio Luis; MICHELOTTI, Angela; DA SILVA, Cristiane Brandão; LORETO, Elgion Lúcio da Silva. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3690/2967. Acesso em: 21 jun. 2023.
MALDANER, Otávio Aluizio; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A necessária conjugação da pesquisa e do ensino na formação de professores e professoras. In: CHASSOT, A. I.; OLIVEIRA, R. J. Ciência, ética e cultura na educação. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1998. p. 191-214.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017. 310p.
MELO, Adriana; ABELHEIRA, Ricardo. Design thinking & thinking design: metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015. 208p.
MORAIS, Rander Silva; DA FONSECA, Letícia Rodrigues. O uso do Design Thinking no desenvolvimento de jogos digitais para o ensino da química na educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 15, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17778/13064. Acesso em: 8 maio 2023.
NASCIMENTO, Raisa Myrelle Farias do; LEITE, Bruno Silva. Design thinking no ensino de ciências da natureza -quais são objetivos e aplicações nos trabalhos publicados entre 2010 e 2020? Revista UFG, 21(27), 1-30, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Bruno-Leite-9/publication/357303599_Design_thinking_no_ensino_de_ciencias_da_natureza_-_quais_sao_objetivos_e_aplicacoes_nos_trabalhos_publicados_entre_2010_e_2020/links/61c5b6b5da5d105e55f3bd72/Design-thinking-no-ensino-de-ciencias-da-natureza-quais-sao-objetivos-e-aplicacoes-nos-trabalhos-publicados-entre-2010-e-2020.pdf. Acesso em: 6 abr. 2023.
ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Anais... XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), 2016. Disponível em https://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0145-2.pdf. Acesso em: 1 jul. 2023.
SANTOS, Barbara Cristina Dias dos; FERREIRA, Maira. Contextualização como princípio para o ensino de química no âmbito de um curso de educação popular. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n.5, 2018. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID554/v13_n5_a2018.pdf. Acesso em: 1 jun. 2023.
SANTOS, Elisa Queiroz dos; FONSECA, Leticia Rodrigues da. Development of active-teaching methodologies through the design thinking. Research, Society and Development, 10(14), 1-17, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21752/19444. Acesso em: 10 jun. 2023.
SANTOS, Tibério César Mendonça dos; VEIGA, Jaime Sandro da. Ensino Criativo em Química: uso da Linguagem de Programação Scratch no Ensino Médio para a Aprendizagem Significativa das Funções Inorgânicas. Revista Pluri Discente, v. 13(1), 129-134, 2021. Disponível em: https://pluridiscente.cruzeirodosulvirtual.com.br/pluridiscente/article/view/89/75. Acesso em: 6 de maio 2023.
SILVA, Erivanildo Lopes da; WARTHA, Edson José. Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências. Ciência e Educação, v. 24, p. 337-354, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/JFQ5j9Bwhspdqy9hKPx8TQP/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 1 jun.2023.
TFOUNI, Leda Verdiani; CAMARGO, Dair Aily Franco de; TFOUNI, Elia. A teoria de Piaget e os exercícios dos livros didáticos de química. Química Nova, v. 10, n. 2, p.127-131, 1987. Disponível em: https://s3.sa-east 1.amazonaws.com/static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/Vol10No2_127_v10_n2_%288%29.pdf. Acesso em: 02 jun. 2023.
VALADARES, Bárbara Helen Abreu. The design thinking as methodology in the contemporary legal education. Research, Society and Development, 9 (9), 1-21, 2020.
Disponível: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7292/6519. Acesso em 14 maio 2023.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996. 90p.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1987. 194p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco José Mininel, Silvana Márcia Ximenes Mininel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.