As contribuições da Pedagogia freireana para uma educação como ato político
Palavras-chave:
Pedagogia freireana, Educação, Prática de liberdadeResumo
O presente trabalho objetiva compreender a Pedagogia Freireana e sua primordialidade para uma educação como prática política, partindo das seguintes questões norteadoras: como a Pedagogia Freireana nos ajuda a pensar sobre as questões do nosso tempo? Como reinventar Freire diante dos desafios contemporâneos? Em termos metodológicos esse trabalho assume natureza qualitativa apoiando-se nos instrumentos da pesquisa bibliográfica esteada em Freire (1981; 1985; 1987; 2001; 2013), que, por sua vez, concebe a educação como uma prática de liberdade a partir de uma pedagogia da pergunta; além de Brandão (1981), descrevendo o método Paulo Feire como uma possibilidade para uma educação libertadora. Como resultados preliminares reafirmamos que a pedagogia de Paulo Freire é essencial para repensar as práticas alienadas e dominantes da sociedade capitalista e para edificar uma educação para a liberdade enquanto ato político.
Downloads
Referências
BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1981.
FORTUNA, Volnei. A relação teoria e prática na educação em Freire. In: REBES - Rev. Brasileira de Ensino Superior, 1(2): 64-72, out. dez. 2015.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. 5. ed - São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23).
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (coleção Leitura)
MANZO, Aberlado J. Manual para la preparación de monografías: una guía para presentar informes y tesis. Buenos Aires: Humanitas, 1971.
PIO, Paulo Martins; CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de; MENDES, José Ernandi. Práxis e práxis educativa em Paulo Freire: reflexões para a formação e a docência. In: Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza: EdUECE, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Leudysvania de Sousa Lima Gadelha, Diana Nara da Silva Oliveira, Sandra Maria Gadelha de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.