Narrativas de estudantes do 6° ano sobre o ensino remoto
Palavras-chave:
Aulas Presenciais e Online, Aprendizagens, Desafios, Recursos Tecnológicos, Pandemia da Covid-19Resumo
Este estudo versa sobre as vivências de uma professora de Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no segundo semestre de 2020, na turma do 6.° ano A. O propósito deste artigo é narrar as experiências, as aprendizagens e os desafios de estudantes sobre a relação entre as aulas presenciais e as online, devido à pandemia da Covid-19. Os dados produzidos e analisados são constituídos por narrativas de 12 estudantes, escritas em casa, nas aulas de Língua Portuguesa no dia 14 de setembro de 2020, e encaminhadas no Grupo do WhatsApp. As narrativas compartilhadas apontam que o ERE como alternativa educacional diante da pandemia, evidenciou problemáticas relacionadas ao acesso a aparatos tecnológicos (aparelhos e internet). Em contrapartida, as histórias de experiências contadas pelos(as) estudantes expressam maior envolvimento das famílias no desenvolvimento das atividades online, fortalecendo assim o vínculo entre escola e família.
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