Narrativas de estudantes do 6° ano sobre o ensino remoto

Autores

Palavras-chave:

Aulas Presenciais e Online, Aprendizagens, Desafios, Recursos Tecnológicos, Pandemia da Covid-19

Resumo

Este estudo versa sobre as vivências de uma professora de Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no segundo semestre de 2020, na turma do 6.° ano A. O propósito deste artigo é narrar as experiências, as aprendizagens e os desafios de estudantes sobre a relação entre as aulas presenciais e as online, devido à pandemia da Covid-19. Os dados produzidos e analisados são constituídos por narrativas de 12 estudantes, escritas em casa, nas aulas de Língua Portuguesa no dia 14 de setembro de 2020, e encaminhadas no Grupo do WhatsApp. As narrativas compartilhadas apontam que o ERE como alternativa educacional diante da pandemia, evidenciou problemáticas relacionadas ao acesso a aparatos tecnológicos (aparelhos e internet). Em contrapartida, as histórias de experiências contadas pelos(as) estudantes expressam maior envolvimento das famílias no desenvolvimento das atividades online, fortalecendo assim o vínculo entre escola e família.

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Biografia do Autor

Carmita de Souza Oliveira Junqueira, Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira

Pós-graduada em Supervisão Escolar; habilitada em Licenciatura para Séries Iniciais do Ensino Fundamental e graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Pará (UNOPAR). Docente no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia.

Fernanda de Deus Junqueira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Estudante do 5.° semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI, Caetité, Bahia. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no período de 2020 a 2021. Bolsista Voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica (PICIN-UNEB) com o subprojeto “A relação criança e natureza durante a pandemia: repercussões no planejamento da reabertura das escolas". Integra os grupos de pesquisa: NEPE/Campus XII/UNEB, GEPCI/CNPQ.

Sandra Alves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, Guanambi-BA. Professora no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba-BA. Integra os Grupos de Pesquisas: NEPE/Campus XII/UNEB, GEM/UFSCar, GREPEM/UFJF.

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Publicado

2022-10-28

Como Citar

Junqueira, C. de S. O. ., Junqueira, F. de D., & Oliveira, S. A. de . (2022). Narrativas de estudantes do 6° ano sobre o ensino remoto. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9118