A brincadeira como instrumento de desenvolvimento na Educação Infantil a partir da teoria de Vigotski

Autores

Palavras-chave:

Brincadeira, Psicologia Histórico-Cultural, Desenvolvimento infantil

Resumo

Este trabalho investiga as apropriações das professoras da Educação Infantil acerca do brincar e sua relação com o desenvolvimento da criança a partir da Psicologia Histórico-Cultural (PHC). Pesquisa de caráter qualitativo, de natureza exploratória, utilizando a entrevista semiestruturada com cinco professoras da Educação Infantil de escola pública em Limoeiro do Norte (no Estado do Ceará, Brasil). Os estudos de Prestes (2010), Costa (2012), e Vigotski (2010, 2020 e 2021) serviram de referência para análise das informações encontradas nesta pesquisa de campo, cujos resultados demonstram aproximações das bases teóricas da PHC e suas percepções sobre a brincadeira, a partir das categorias: Cultura, História, Aprendizagem, Desenvolvimento psicológico e Signos. Entretanto, detectamos que ainda há fragilidade no conhecimento e utilização do referencial teórico vigotskiano na prática das professoras, demonstrando baixo nível de conhecimento articulado na formação docente. Impõem-se novas investigações acerca

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Biografia do Autor

Tatiana Maria Ribeiro Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestra em Saúde Pública pela (2015). Professora da Universidade Aberta do Brasil e da UECE.

Felipe dos Reis Barroso, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestre em Administração (International Business) pela DePaul University (Chicago, EUA, 1992). Professor e coordenador-adjunto do Curso de Direito no Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Silva, T. M. R., & Barroso, F. dos R. . (2022). A brincadeira como instrumento de desenvolvimento na Educação Infantil a partir da teoria de Vigotski. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8906

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