A brincadeira como instrumento de desenvolvimento na Educação Infantil a partir da teoria de Vigotski
Palavras-chave:
Brincadeira, Psicologia Histórico-Cultural, Desenvolvimento infantilResumo
Este trabalho investiga as apropriações das professoras da Educação Infantil acerca do brincar e sua relação com o desenvolvimento da criança a partir da Psicologia Histórico-Cultural (PHC). Pesquisa de caráter qualitativo, de natureza exploratória, utilizando a entrevista semiestruturada com cinco professoras da Educação Infantil de escola pública em Limoeiro do Norte (no Estado do Ceará, Brasil). Os estudos de Prestes (2010), Costa (2012), e Vigotski (2010, 2020 e 2021) serviram de referência para análise das informações encontradas nesta pesquisa de campo, cujos resultados demonstram aproximações das bases teóricas da PHC e suas percepções sobre a brincadeira, a partir das categorias: Cultura, História, Aprendizagem, Desenvolvimento psicológico e Signos. Entretanto, detectamos que ainda há fragilidade no conhecimento e utilização do referencial teórico vigotskiano na prática das professoras, demonstrando baixo nível de conhecimento articulado na formação docente. Impõem-se novas investigações acerca
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 05 set. 2022.
COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da (Org.). Cultura lúdica, discurso e identidades na sociedade de consumo. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2005.
COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues; COSTA, Nelson Barros da (Org). Modos de brincar, lembrar e dizer: discursividade e subjetivação. Fortaleza: Edições UFC, 2007.
COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos. Brincar e Escola: o que as crianças têm a dizer? Fortaleza: Edições UFC, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil: currículo em movimento. Anais do I Seminário Nacional, Belo Horizonte, 2010.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a Educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MATOS, Rosa Gabrielle Sousa; RABELO, Jeriane da Silva; PAIVA, Isabel de Carvalho. Brincadeiras e interações como eixos norteadores na Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2021.
PRESTES, Zoia. Quando não é a mesma coisa: Análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil, repercussões no campo educacional. 2010. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/UNB.
PRESTES, Zoia. L S Vigotski: presença e atualidade. São Paulo: Lavrapalavra, 2021.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RODRIGUES, Eliza Naiane; ALVES, Maria do Socorro Januário; SOBRAL, Maria do Socorro Cecílio Sobral. O Brincar e o Aprender na Educação Infantil. Id on Line Rev. Mult. Psic., 2019, vol. 13, n. 43, p. 187-196.
SCHÖNARDIE, Paulo Alfredo. O processo educativo na perspectiva histórico-cultural. Contexto & Educação. ano 29, nº 93, maio/ago. 2014, p. 4-21.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Guia de normalização de trabalhos acadêmicos. 3. ed. [recurso eletrônico]. Fortaleza: UECE, 2020.
VIGOTSKI, Lev Semiónovich. Obras Escogidas Tomo III: historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Urss: Academia de Ciências Pedagógicas de La URSS, 1931. 261p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/289941/mod_folder/content/.../Tomo%203.pdf . Acesso em: 20 maio 2022.
VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente: O desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VIGOTSKI, Lev Semenovich; Luria, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex Nikolaevich. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11. ed. São Paulo: ícone, 2010.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L.S. Vigotski. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tatiana Maria Ribeiro Silva, Felipe dos Reis Barroso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.