A brincadeira como instrumento de desenvolvimento na Educação Infantil a partir da teoria de Vigotski
Palavras-chave:
Brincadeira, Psicologia Histórico-Cultural, Desenvolvimento infantilResumo
Este trabalho investiga as apropriações das professoras da Educação Infantil acerca do brincar e sua relação com o desenvolvimento da criança a partir da Psicologia Histórico-Cultural (PHC). Pesquisa de caráter qualitativo, de natureza exploratória, utilizando a entrevista semiestruturada com cinco professoras da Educação Infantil de escola pública em Limoeiro do Norte (no Estado do Ceará, Brasil). Os estudos de Prestes (2010), Costa (2012), e Vigotski (2010, 2020 e 2021) serviram de referência para análise das informações encontradas nesta pesquisa de campo, cujos resultados demonstram aproximações das bases teóricas da PHC e suas percepções sobre a brincadeira, a partir das categorias: Cultura, História, Aprendizagem, Desenvolvimento psicológico e Signos. Entretanto, detectamos que ainda há fragilidade no conhecimento e utilização do referencial teórico vigotskiano na prática das professoras, demonstrando baixo nível de conhecimento articulado na formação docente. Impõem-se novas investigações acerca
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