Extensão e (auto)biografia no Curso de pedagogia da UVA na pandemia

Autores

Palavras-chave:

Extensão universitária, Narrativas, Formação

Resumo

Este artigo é fruto de reflexões construídas a partir dos dados coletados por meio dos participantes do evento de extensão: Curso de metodologias sobre organização e análise de narrativas (auto)biográficas; organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas – GEPAS, vinculado ao Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, no período da pandemia da Covid 19. Nosso objetivo foi refletir sobre a relevância de atividades de extensão realizados através de grupo de estudos e pesquisas para a formação acadêmica de estudantes de graduação e profissionais da educação. A metodologia insere-se na pesquisa quanti-qualitativa. O levantamento dos dados foi feito através do Google Forms. A partir dessa experiência, foi possível perceber, diante do período de isolamento social, que os eventos de extensão proporcionam aos participantes, oportunidades de aperfeiçoamento em sua trajetória acadêmica e permite o movimento teoria/prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marques Meneses, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Quixeramobim, Professor contratado na Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Sobral – CE.

Elton da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), na linha Formação, Didática e Trabalho Docente no eixo Arte, Memória e Formação. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA.

Referências

CASTRO, Luciana Maria Cerqueira. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. Reunião Anual da ANPED, v. 27, p. 1-16, 2004.

DE ALBUQUERQUE, Raquel Sabino. Educação em tempos de pandemia: sentimentos e percepções dos professores. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-5, 2021.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e ensinar história. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.

JEZINE, E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2. Anais. Belo Horizonte. Disponível em: http://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf . Acesso em: 03 março 2022.

JOSSO, Marie Christine. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações

formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e Pesquisa. São Paulo. V.32.N.2. P. 373-383. Maio/ago. 2008.

OLIVEIRA, Inês Barbosa. Currículos praticados em tempos de globalização: o cotidiano escolar e seus condicionantes na criação de alternativas emancipatórias. In: . (Org.). Práticas cotidianas e emancipação social: do invisível ao possível. Petrópolis, RJ: DP et al., 2010.

PAULA , J A. (2013) A extensão universitária: história, conceito e propostas. Revista Interfaces. Revista de Extensão da UFMG. Recuperado de: https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/5/pdf. Em: 06 mar 2022

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PINOTTI, Carla. Extensão universitária: cenário e financiamento. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e89953150-e89953150, 2020.

RODRIGUES, Rogério. A extensão universitária como uma práxis. Extensão, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 84-88, 2006.

ROSITO, Margarete May Berkenbrok et al. Documento autobiográfico: costuras estéticas nos processos narrativos da prática docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 66, p. 1255-1279, jul./set. 2020.

SOUZA, ANA L. L. A História da Extensão Universitária. Campinas: Ed. Alínea, 2010

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, v. 31, n. 61, p. 21-44, 2017.

VASCONCELOS, Ana Paula Martins Farias; ASTIGARRAGA, Andrea Abreu. Prática Docente, Experiência Formadora, Ensino Remoto em Tempos de Covid -19. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-11, 2021.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Meneses, J. M. ., & Souza, E. da S. . (2022). Extensão e (auto)biografia no Curso de pedagogia da UVA na pandemia. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8827

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)