Extensão e (auto)biografia no Curso de pedagogia da UVA na pandemia

Autores

Palavras-chave:

Extensão universitária, Narrativas, Formação

Resumo

Este artigo é fruto de reflexões construídas a partir dos dados coletados por meio dos participantes do evento de extensão: Curso de metodologias sobre organização e análise de narrativas (auto)biográficas; organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas – GEPAS, vinculado ao Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, no período da pandemia da Covid 19. Nosso objetivo foi refletir sobre a relevância de atividades de extensão realizados através de grupo de estudos e pesquisas para a formação acadêmica de estudantes de graduação e profissionais da educação. A metodologia insere-se na pesquisa quanti-qualitativa. O levantamento dos dados foi feito através do Google Forms. A partir dessa experiência, foi possível perceber, diante do período de isolamento social, que os eventos de extensão proporcionam aos participantes, oportunidades de aperfeiçoamento em sua trajetória acadêmica e permite o movimento teoria/prática.

Downloads

Biografia do Autor

José Marques Meneses, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Quixeramobim, Professor contratado na Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Sobral – CE.

Elton da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), na linha Formação, Didática e Trabalho Docente no eixo Arte, Memória e Formação. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA.

Referências

CASTRO, Luciana Maria Cerqueira. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. Reunião Anual da ANPED, v. 27, p. 1-16, 2004.

DE ALBUQUERQUE, Raquel Sabino. Educação em tempos de pandemia: sentimentos e percepções dos professores. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-5, 2021.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e ensinar história. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.

JEZINE, E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2. Anais. Belo Horizonte. Disponível em: http://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf . Acesso em: 03 março 2022.

JOSSO, Marie Christine. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações

formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e Pesquisa. São Paulo. V.32.N.2. P. 373-383. Maio/ago. 2008.

OLIVEIRA, Inês Barbosa. Currículos praticados em tempos de globalização: o cotidiano escolar e seus condicionantes na criação de alternativas emancipatórias. In: . (Org.). Práticas cotidianas e emancipação social: do invisível ao possível. Petrópolis, RJ: DP et al., 2010.

PAULA , J A. (2013) A extensão universitária: história, conceito e propostas. Revista Interfaces. Revista de Extensão da UFMG. Recuperado de: https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/5/pdf. Em: 06 mar 2022

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PINOTTI, Carla. Extensão universitária: cenário e financiamento. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e89953150-e89953150, 2020.

RODRIGUES, Rogério. A extensão universitária como uma práxis. Extensão, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 84-88, 2006.

ROSITO, Margarete May Berkenbrok et al. Documento autobiográfico: costuras estéticas nos processos narrativos da prática docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 66, p. 1255-1279, jul./set. 2020.

SOUZA, ANA L. L. A História da Extensão Universitária. Campinas: Ed. Alínea, 2010

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, v. 31, n. 61, p. 21-44, 2017.

VASCONCELOS, Ana Paula Martins Farias; ASTIGARRAGA, Andrea Abreu. Prática Docente, Experiência Formadora, Ensino Remoto em Tempos de Covid -19. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-11, 2021.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Meneses, J. M. ., & Souza, E. da S. . (2022). Extensão e (auto)biografia no Curso de pedagogia da UVA na pandemia. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8827

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)