O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e a Educação Produtivista Atual
Palavras-chave:
Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, Educação brasileira, ProdutivismoResumo
Diversos movimentos político-pedagógicos fizeram parte do processo de estruturação do atual sistema de ensino no Brasil, dentre eles, podemos destacar o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que se configura como um importante acontecimento reformador. As propostas dos intelectuais que participaram da construção desse documento foram expressivamente relevantes para a implementação de novas iniciativas socioeducativas. Este trabalho objetiva discutir o processo histórico-político de engendramento desse manifesto e seus elementos problematizadores que nos ajudam a refletir sobre a educação produtivista atual. Para este constructo de cunho teórico qualitativo, foram desenvolvidos estudos bibliográficos concernentes a temática e feitos registros reflexivos sobre os pontos norteadores dessa pesquisa. Destarte, foi apreendido que a história da educação brasileira se compôs de muitos contratempos. Todavia, percebeu-se ainda que apesar dos descompassos presentes nessa trajetória as reivindicações postas por esse movimento foram fundamentais para o fortalecimento de uma educação laica, obrigatória, pública e gratuita.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Fernando de. Et al. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). In: AZEVEDO, Fernando de. Et al. Manifestos dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e dos Educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 122 p. – (Coleção Educadores).
BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1981.
FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. 5. ed - São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23)
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17° ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GABRIEL NETO, José Antônio. Pesquisa e pós-graduação em educação na formação de historiadores: narrativas de professores cearenses. Tese (Doutorado em Educação). ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
MORAES, Leandro Eliel Pereira de. História, sociedade e Educação no Brasil II. In: CICONE, Reinaldo Barros; MORAES, Leandro Eliel Pereira de (Org.). História da Educação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. 18° ed. São Paulo: Cortez, 2001.
XAVIER, Libânia Nacif. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova como divisor de águas na história da educação brasileira. In: XAVIER, Maria do Carmo (Org.) Manifesto dos Pioneiros da Educação: um legado educacional em debate. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Leudysvania de Sousa Lima Gadelha, Ana Cristina de Moraes, Luís Távora Furtado Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.