Currículo, escola e democracia: reflexões de passageiros de ônibus em seu percurso

Autores

Palavras-chave:

Escola, Currículo, Democracia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca dos conceitos e significados das categorias escola, currículo e democracia, a fim de observar as contribuições de teóricos à compreensão dessas categorias e de como estas se manifestam em percursos formativos de docentes. O trabalho se desenvolveu por meio do estudo de autores que abordam sobre as temáticas discutidas e também com base nos debates realizados na disciplina Escola, Currículo, e Democracia, do Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino – MAIE – vinculado à Universidade Estadual do Ceará – UECE. Esse estudo possibilitou a percepção de como a compreensão dos significados que abrangem a escola, o currículo e a democracia são importantes para as investigações na área em foco, podendo contribuir com as relações de diferentes campos teóricos. Foi possível compreender o papel que as categorias referidas exercem na formação de docentes e exigem destes sua atuação crítica e propositiva.

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Biografia do Autor

Willian Moraes Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor Pedagogo pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Central-FECLESC. Psicopedagogo pela Faculdade do Sertão Central – FASEC. Mestrando pelo Programa de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino - MAIE/UECE.

Ana Cristina de Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutora em Educação (Universidade Federal do Ceará – UFC). Doutora em Educação (Universidade Estadual de Campinas-SP – UNICAMP). Mestra em Educação (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (Universidade Estadual do Ceará – UECE). Graduada em Arte-educação (UniGrande) e em Serviço Social (UECE). Professora Adjunta da UECE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE – e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH.

Referências

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Pinheiro, W. M., & Moraes, A. C. de. (2022). Currículo, escola e democracia: reflexões de passageiros de ônibus em seu percurso. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9223

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