Currículo, escola e democracia: reflexões de passageiros de ônibus em seu percurso
Palavras-chave:
Escola, Currículo, DemocraciaResumo
O presente artigo tem como objetivo refletir acerca dos conceitos e significados das categorias escola, currículo e democracia, a fim de observar as contribuições de teóricos à compreensão dessas categorias e de como estas se manifestam em percursos formativos de docentes. O trabalho se desenvolveu por meio do estudo de autores que abordam sobre as temáticas discutidas e também com base nos debates realizados na disciplina Escola, Currículo, e Democracia, do Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino – MAIE – vinculado à Universidade Estadual do Ceará – UECE. Esse estudo possibilitou a percepção de como a compreensão dos significados que abrangem a escola, o currículo e a democracia são importantes para as investigações na área em foco, podendo contribuir com as relações de diferentes campos teóricos. Foi possível compreender o papel que as categorias referidas exercem na formação de docentes e exigem destes sua atuação crítica e propositiva.
Downloads
Referências
MORAES, Ana Cristina; THERRIEN, J. Pedagogia Antropofágica no Aprofundamento do Repertório de Saberes Culturais de Estudantes de Pedagogia e Seus Professores. Eccos - Revista Científica (Online), v. 1, p. 53-69, 2018. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7342 Acesso em: 10 out. 2022.
MORAES, Ana Cristina. Peripécias do Saci, formação docente e aulas antropofágicas. Revista Interinstitucional Artes de Educar - “Por uma pedagogia macunaímica”. Rio de Janeiro, V.8, N.1 - pág. 148-164. jan-maio de 2022. DOI: 10.12957/riae.xxx.xxx. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/65318 Acesso em: 20 set. 2022.
NETO, A. C. Democracia: velhas e novas controvérsias. Estud. Psicol. 1997; 2(2): 287-312.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno (org). Saberes e incertezas sobre currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Willian Moraes Pinheiro, Ana Cristina de Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.