Ensino, Educação Musical e Práticas de Aprendizagem da Percussão

Autores

Palavras-chave:

Educação Musical, Percussão, Ensino

Resumo

A percussão progressivamente emerge como forma exitosa de musicalização e comporta expectativas de sua inclusão como recurso educativo. Contudo, são constatados vários desafios e tensões. Nesse contexto, como as práticas de aprendizagem da percussão devem ser concebidas no plano didático-pedagógico? Existem estruturas formativas suficientes para a ação docente no ensino da percussão? Este constructo de natureza qualitativa resulta de estudo desenvolvido colaborativamente sob olhar etnomusicológico da educação e aprendizagem musical e se esteia em vivências práticas de observação participante na docência e aprendizado da percussão. Objetiva-se refletir sobre as práticas de aprendizagem da percussão e a educação musical. Defende-se a tese de que o ensino de percussão tem se debruçado sobre métodos formais rígidos que em sua maioria não se articulam com a realidade factual cotidiana dos alunos. Apreende-se então que é necessário refletir sobre o uso pedagógico da música nos contextos intra e extra escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Antônio Ferreira de Souza, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor e Mestre em Ciências Musicais – Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa/Portugal (UNL/PT). Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor efetivo da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Maria Leudysvania de Sousa Lima Gadêlha, Universidade Estadual do Ceará - (UECE)

Mestranda em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica. Disponível em: http://legis.senado.leg.br/norma/582191. Acesso em: 11 jun. 2021.

BLACKING. John. How Musical is Man? Seatle e Londres: The University of Washington: Washington Press, 1997.

DUMAZEDIER, Jofre. A revolução cultural do tempo livre. Trad. Luiz Octávio de L. Camargo. São Paulo: Studio Nobel/SESC, 1994.

CAVALIERI FRANÇA, Cecília. Performance instrumental e educação musical: a relação entre a compreensão musical e a técnica. Per Musi, Revista de Performance Musical, v.1, p.52-62. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2000.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Fundamentos, materiales y tecnicas de la educación musical. Buenos Aires: Ricordi, 1977.

GIROUX, Henry; SIMON, Roger. A cultura popular como uma pedagogia de prazer e significado: descolonizando o corpo. Trad. Magda Lopes. Cruzando as Fronteiras do Discurso Educacional. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

GOHN, Daniel. Auto-aprendizagem musical: alternativas tecnológicas. São Paulo: Annablume / Fapesp, 2003.

IMBERT, Francis. Para uma práxis pedagógica. Trad. Rogério de Andrade Córdova. Brasília: Plano Editora, 2003. 156p.

MERRIAM, Allan. Parkhurst. The anthropology of music. Evanston: Northwestern University Press, 1964.

MORAES, Ana Cristina; THERRIEN, J. Pedagogia antropofágica no aprofundamento do repertório de saberes culturais de estudantes de Pedagogia e seus professores. EccoS – Revista Científica, São Paulo, n.46, p.53-69. Mai./ago.2018. Disponível em: https://doi.org/io.5585/EccoS. Acesso em: 11 jun. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PENNA, Maura. O desafio necessário: por uma educação musical comprometida com a democratização no acesso à arte. Cadernos de Estudo – Educação Musical, Belo Horizonte, n. 4/5, p. 15-29, 1994.

SANTIAGO, Diana. Processos da educação instrumental. In: III Encontro da Associação Brasileira de Educação Musical, 1994, Salvador. Anais III ABEM, Salvador, 1994, p. 215-231.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOUZA, Fernando Antônio Ferreira de. Hoje vamos dançar um coco com mana Lúcia e Pombo Roxo: perspectivas imaginadas de um coco de roda globalizado. Mauririus: OmniScriptumPublishingGroup, 2019.

SOUZA, Jusamara. Pensar a educação musical como ciência: a participação da Abem na construção das áreas. Revista da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, Porto Alegre, V. 16, 25-30, mar. 2007. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/288/218. Acesso em: 11 jun. 2021.

SOUZA, Jusamara. O cotidiano como perspectiva para a aula de música: concepção didática e exemplos práticos. Fundamentos da Educação Musical, n. 3. Porto Alegre, p. 61-74, 1996b.

STEIN, Marília. Oficinas de Música: uma etnografia de processos de ensino e aprendizagem musical em bairros populares de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998.

SWANWICK, Keith. Music, mind and education. London: Routledge, 1988.

SWANWICK, Keith. Teaching music musically. London: Routledge, 1999.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamiento y lenguaje. Cap.6. Obras Escogidas – v. 2. Madri: Visor, 1993.

VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da práxis. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2011.

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Souza, F. A. F. de ., & Gadêlha, M. L. de S. L. . (2021). Ensino, Educação Musical e Práticas de Aprendizagem da Percussão. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6062

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)