Ensino, Educação Musical e Práticas de Aprendizagem da Percussão
Palavras-chave:
Educação Musical, Percussão, EnsinoResumo
A percussão progressivamente emerge como forma exitosa de musicalização e comporta expectativas de sua inclusão como recurso educativo. Contudo, são constatados vários desafios e tensões. Nesse contexto, como as práticas de aprendizagem da percussão devem ser concebidas no plano didático-pedagógico? Existem estruturas formativas suficientes para a ação docente no ensino da percussão? Este constructo de natureza qualitativa resulta de estudo desenvolvido colaborativamente sob olhar etnomusicológico da educação e aprendizagem musical e se esteia em vivências práticas de observação participante na docência e aprendizado da percussão. Objetiva-se refletir sobre as práticas de aprendizagem da percussão e a educação musical. Defende-se a tese de que o ensino de percussão tem se debruçado sobre métodos formais rígidos que em sua maioria não se articulam com a realidade factual cotidiana dos alunos. Apreende-se então que é necessário refletir sobre o uso pedagógico da música nos contextos intra e extra escolares.
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