(Re)existência das infâncias: questões entre currículo, concepções e práticas pedagógicas

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Concepções, Práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo propõe apresentar reflexões acerca de diferentes concepções presentes no fazer pedagógico cotidiano com bebês e crianças bem pequenas. Longe de desejar trazer respostas prontas, objetiva o oposto a isso, deixar inquietações que ajudem a cada educadora e educador a questionar as suas próprias concepções e ação docente. Para isso, este estudo, que possui abordagem qualitativa, e se desenvolve metodologicamente, a partir de revisão bibliográfica, tomando como base duas diferentes pesquisas desenvolvidas pelas autoras em diferentes tempos e contextos de Educação Infantil (FURTADO, 2016; FURTADO e VITAL, 2019), relacionando-as com outros estudos também instituídos com foco nessa etapa. Nas referidas pesquisas foram encontradas evidências de formas de desenvolver o fazer pedagógico cotidiano e, foram encontrados indicativos de forte influência da concepção de criança, de modo consciente ou inconsciente. Assim, nos propomos a somar aos discursos em defesa da necessidade de manter em constante processo de debate e atualização as concepções que, de forma direta ou indireta, fundamentam as práticas pedagógicas cotidianas vivenciadas, superando o discurso de que tais reflexões já encontram-se consolidadas não se fazendo mais necessárias.   

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Biografia do Autor

Ana Paula Azevedo Furtado, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em Docência da Educação Infantil. Mestra em Educação Brasileira. Formadora na Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Francisca Paloma Almeida Vital, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Pedagoga. Especialista em Docência na Educação Infantil. Técnica da Célula de Desenvolvimento Curricular – SME/PMF.

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Publicado

2022-10-14

Como Citar

Furtado, A. P. A. ., & Vital, F. P. A. . (2022). (Re)existência das infâncias: questões entre currículo, concepções e práticas pedagógicas. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8845