(Re)existência das infâncias: questões entre currículo, concepções e práticas pedagógicas
Palavras-chave:
Educação Infantil, Concepções, Práticas pedagógicasResumo
O presente artigo propõe apresentar reflexões acerca de diferentes concepções presentes no fazer pedagógico cotidiano com bebês e crianças bem pequenas. Longe de desejar trazer respostas prontas, objetiva o oposto a isso, deixar inquietações que ajudem a cada educadora e educador a questionar as suas próprias concepções e ação docente. Para isso, este estudo, que possui abordagem qualitativa, e se desenvolve metodologicamente, a partir de revisão bibliográfica, tomando como base duas diferentes pesquisas desenvolvidas pelas autoras em diferentes tempos e contextos de Educação Infantil (FURTADO, 2016; FURTADO e VITAL, 2019), relacionando-as com outros estudos também instituídos com foco nessa etapa. Nas referidas pesquisas foram encontradas evidências de formas de desenvolver o fazer pedagógico cotidiano e, foram encontrados indicativos de forte influência da concepção de criança, de modo consciente ou inconsciente. Assim, nos propomos a somar aos discursos em defesa da necessidade de manter em constante processo de debate e atualização as concepções que, de forma direta ou indireta, fundamentam as práticas pedagógicas cotidianas vivenciadas, superando o discurso de que tais reflexões já encontram-se consolidadas não se fazendo mais necessárias.
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