Professoras alfabetizadoras e os investimentos relacionados à escrita acadêmica

Autores

Palavras-chave:

Professoras, Investimento, Escrita Acadêmica

Resumo

Este trabalho objetivou analisar os investimentos de professoras alfabetizadoras em relação à escrita acadêmica. A base teórica utilizada centrou-se na noção de relação com a escrita de Barré-De Miniac (2000; 2006). Esta análise focou na dimensão do investimento feito na escrita, observando a força e os tipos de investimento em relação à escrita acadêmica. Realizou-se a técnica da entrevista semi estruturada com quatro professoras da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE. Os resultados obtidos sugerem que os investimentos feitos pelas professoras se relacionam com experiências de escrita ao longo da escolaridade. Também apontam a ideia de uma escrita como avaliação da prática, com foco na melhoria do exercício profissional, além do desejo do alcance de títulos acadêmicos. Já os tipos de investimento indicam a importância do incentivo por parte das redes de ensino, desde as parcerias de escrita entre profissionais até as oportunidades de participação em eventos científicos.

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Biografia do Autor

Elaine Vieira de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e mestra em Educação pela UFC, é pedagoga formada pela mesma instituição. Atualmente compõe a Célula de Formação de Professores da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. É membro integrante do Laboratório de Estudos da Escrita (GRAFÍ-UFC).

Maria Esteviane Lima Castro, Universidade Federal do Ceará

Estudante de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará.Tem experiência na área de Educação Básica. É bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É membro integrante do Laboratório de Estudos da Escrita (GRAFÍ-UFC). 

Referências

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Almeida, E. V. de ., & Castro, M. E. L. (2022). Professoras alfabetizadoras e os investimentos relacionados à escrita acadêmica. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–3. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8895