Professoras alfabetizadoras e os investimentos relacionados à escrita acadêmica
Palavras-chave:
Professoras, Investimento, Escrita AcadêmicaResumo
Este trabalho objetivou analisar os investimentos de professoras alfabetizadoras em relação à escrita acadêmica. A base teórica utilizada centrou-se na noção de relação com a escrita de Barré-De Miniac (2000; 2006). Esta análise focou na dimensão do investimento feito na escrita, observando a força e os tipos de investimento em relação à escrita acadêmica. Realizou-se a técnica da entrevista semi estruturada com quatro professoras da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE. Os resultados obtidos sugerem que os investimentos feitos pelas professoras se relacionam com experiências de escrita ao longo da escolaridade. Também apontam a ideia de uma escrita como avaliação da prática, com foco na melhoria do exercício profissional, além do desejo do alcance de títulos acadêmicos. Já os tipos de investimento indicam a importância do incentivo por parte das redes de ensino, desde as parcerias de escrita entre profissionais até as oportunidades de participação em eventos científicos.
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