Vivência de autoavaliação em uma turma do ciclo de alfabetização

Autores

Palavras-chave:

Autoavaliação, Competências Socioemocionais, Sujeito Integral, Reflexão

Resumo

Este relato tem o objetivo de apresentar a importância do diálogo e reflexão com os alunos dentro do ambiente escolar. Inicialmente apresenta-se a justificativa para a realização da autoavaliação em turma do ciclo de alfabetização, referenciada em  documentos como, LDB (2020); BNCC (2018) e DCRC (2019); em seguida, caracteriza-se o lócus e os sujeitos deste estudo que são alunos de uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza (CE), dando destaque ao critério de escolha; posteriormente, descreve-se os resultados, considerando-se que fora um momento marcante, visto que, foi possível trabalhar as competências socioemocionais atreladas às competências cognitivas no componente curricular de matemática contribuindo assim, para a formação do sujeito integral, desta forma, os alunos puderam expressar o sentimentos como o de sinceridade, por exemplo, por fim, faz-se as considerações finais em que se conclui que o objetivo foi alcançado uma vez que alunos refletiram suas atitudes e expressaram suas emoções e sentimentos impactando a interação entre os sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliziete Nascimento de Menezes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Alfabetização de Crianças pela Universidade Estadual do Ceará e Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é professora na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME).

Francisco Gonçalves de Sousa Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universaitário Internacional - UNINTER, Bacharel em Teologia pela Uviversidade Metodista de São Paulo - UMESP, Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Referências

ALMEIDA, Elaine Vieira; MENEZES, Eliziete Nascimento. Alfabetização:

possibilidades e limitações de práticas emergentes do ensino remoto. Ensino em

Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2021.

APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – MEC. Brasília, DF, 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 4. ed. – Brasília, DF : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020.

CEARÁ. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019.

SETTE, Catarina Possenti; ALVES, Gisele. (Org.) Competências socioemocionais: a importância do desenvolvimento e monitoramento para a educação integral [livro eletrônico]. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2021. disponível em: http://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/documentos/ instituto-ayrton-senna-avaliacao-socioemocional.pdf.

Acesso em: 23 set. 2022.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Modelo Pedagógico: Princípios, metodologias integradoras e avaliação da aprendizagem. Diretrizes para a política de educação integral - Solução educacional para o ensino médio. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://issuu.com/agencialete/docs/ias_caderno2. Acesso em: 01 nov. 2020.

MENEZES, E. N.; SOUSA FILHO, F.G. As novas propostas pedagógicas do software educativo luz do Saber Fundamental: inovando a prática docente. In: MENEZES, E. N.; SOUSA FILHO, F. G.; SALES, S. B. (org.) Formação, tecnologia e currículo. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019.

SEMANA LILÁS É NOVIDADE NO CALENDÁRIO ESCOLAR 2022 DA REDE MUNICIPAL. Fortaleza, 17 de fevereiro de 2022. Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/sema na-lilas-e-novidade-no-calendario-escolar-2022-da-rede-municipal. Acesso: 13 jun. 2022.

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Menezes, E. N. de ., & Sousa Filho, F. G. de. (2022). Vivência de autoavaliação em uma turma do ciclo de alfabetização. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8790