O projeto de avaliação diagnóstica da rede pública estadual do Ceará

Análise dos descritores críticos em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3622

Palavras-chave:

Avaliação diagnóstica, Descritores, Conteúdos críticos, Estratégia de ensino e aprendizagem

Resumo

A rede pública de ensino estadual do Ceará desenvolve desde o ano de 2017 o projeto de avaliação diagnóstica que objetiva mensurar o grau de desenvolvimento cognitivo dos alunos das três séries do ensino médio seriado regular. Esse artigo objetiva a análise dos descritores de Matemática que, na edição de 2018 da avaliação diagnóstica, na 3ª série do ensino médio, figuravam no grupo dos cinco com menores quantidades de acertos do estado e como eles se comportavam em cada modalidade de escolas da rede, bem como em cada regional geográfica que a compõe. Com isso essa pesquisa objetiva servir de instrumento aos professores e gestores para orientar ações estratégicas de melhoria do ensino e da aprendizagem. Os resultados demonstram que os conteúdos mais críticos são muito semelhantes entre as diversas modalidades de escolas, bem como nas regionais geográficas do estado, com algumas especificidades, demonstrando haver necessidade de focar ações equânimes de ensino.

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Biografia do Autor

Luciano Nery Ferreira Filho, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Professor Efetivo da Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE)

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Publicado

2020-09-29

Como Citar

FERREIRA FILHO, L. N. O projeto de avaliação diagnóstica da rede pública estadual do Ceará: Análise dos descritores críticos em Matemática. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233622, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3622. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3622. Acesso em: 25 abr. 2024.