O projeto de avaliação diagnóstica da rede pública estadual do Ceará
Análise dos descritores críticos em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3622Palavras-chave:
Avaliação diagnóstica, Descritores, Conteúdos críticos, Estratégia de ensino e aprendizagemResumo
A rede pública de ensino estadual do Ceará desenvolve desde o ano de 2017 o projeto de avaliação diagnóstica que objetiva mensurar o grau de desenvolvimento cognitivo dos alunos das três séries do ensino médio seriado regular. Esse artigo objetiva a análise dos descritores de Matemática que, na edição de 2018 da avaliação diagnóstica, na 3ª série do ensino médio, figuravam no grupo dos cinco com menores quantidades de acertos do estado e como eles se comportavam em cada modalidade de escolas da rede, bem como em cada regional geográfica que a compõe. Com isso essa pesquisa objetiva servir de instrumento aos professores e gestores para orientar ações estratégicas de melhoria do ensino e da aprendizagem. Os resultados demonstram que os conteúdos mais críticos são muito semelhantes entre as diversas modalidades de escolas, bem como nas regionais geográficas do estado, com algumas especificidades, demonstrando haver necessidade de focar ações equânimes de ensino.
Downloads
Referências
CEARÁ, Secretaria da Educação Básica. SPAECE 2018: Boletim do professor – Matemática – Ensino Médio. Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd, Juiz de Fora, v. 1, 2018. ISSN: 1982-7644. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/CE-SPAECE-2018-RP-MT-EM-WEB.pdf. Acesso em: 15 de mai. 2020.
GATTI, Bernadete A. Avaliação de professores: um campo complexo. Revista Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 22, n. 48, p. 77-88, jan./abr. 2011. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1629/1629.pdf. Acesso em: 16 de abr. 2020.
GUBA, Egon G.; LINCOLN, Yvonna S. Competing paradigms in qualitative research. Em DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Eds.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks/California: SAGE, p. 105-117, 1994. Disponível em: https://eclass.uoa.gr/modules/document/file.php/PPP356/Guba%20%26%20Lincoln%201994.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
JOHNSON, R. Burke; ONWUEGBUZIE, Anthony J. Mixed methods research: a research paradigm whose time has come. Educational Researcher, v. 33, n. 7, p. 14–26, 2004. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X033007014.
HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. 1ª ed., Porto Alegre/RS: Artmed Editora, 2001.
LARA, Ângela Mara Barros. Política de redução da desigualdade sociocultural. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v.1, n.3, p. 140-153, set./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118. Acesso em: 20 jan. 2020.
LERCHE, Sofia. Politica(s) e gestão da educação básica: revisitando conceitos simples. RBPAE. v. 23, n. 1, p. 53-69, jan/abr, 2007. DOI: https://doi.org/10.21573/vol23n12007.19013.
LUCKESI, Cipriano Carlos. A avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª ed., São Paulo/SP: Cortez Editora, 2011.
MAGALHÃES JUNIOR, Antônio Germano; FARIAS, Maria Adalgiza de. SPAECE: Uma história em sintonia com avaliação educacional do Governo Federal. Revista Humanidades, Fortaleza, v. 31, n. 2, p. 532-547, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23180714.2016.31.2.525-547.
MULLER, Jean Michel. Avaliação polinomial. In: Funções Elementares. Birkhäuser, Boston, MA, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4899-7983-4_5.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre/RS: Artmed Editora, 1999.
PINHEIRO, Tássia Cristina da Silva; ALVES, Fábio José da Costa; SILVA, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da. Aprendizagem matemática no contexto educacional ribeirinho: a análise de registros de representação semiótica em atividade de modelagem matemática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online), Brasília, v. 97, n. 246, p. 339-355, maio/ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/364114040.
SAMPIERI, Roberto Hernandéz; CALLADO, Carlos Fernandéz; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodología de la investigación. 5. ed. Mcgraw-hill/interamericana editores, s.a. de c.v., México, 2010. Disponível em: https://www.esup.edu.pe/descargas/dep_investigacion/Metodologia%20de%20la%20investigaci%C3%B3n%205ta%20Edici%C3%B3n.pdf. Acesso em 20 de jul. 2020.
SOUSA, Maria Lilian Imbiriba; SOARES, Lucas de Vasconcelos. Avaliação educacional ou política de resultados? Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951. Acesso em: 20 jun. 2020.
SOUZA, Clarilza Prado de; TEODORA, Romilda. Avaliação Formadora. In: TORRES, Patrícia Lupion (Org.). Metodologias para a construção do conhecimento: da concepção à prática. 1ª ed., Paraná: SENAR Editora, Curitiba/PR, p. 325-369, 2015. Disponível em: https://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/00_Pretextuais_Livro_2.pdf. Acesso em 16 mar. 2020.
TENÓRIO, André; TAVARES, Marília Aparecida de Oliveira; TENÓRIO, Thais. O emprego de jogos educativos digitais como recurso auxiliar para a aprendizagem de funções polinomiais do 1º grau. Revista Eletrônica de Matemática, Caxias do Sul/RS, v. 2, n. 1, p. 29-45, 2016. DOI: https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1289.
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação Educacional: Teoria – Planejamento – Modelos. 1ª ed., São Paulo/SP, IBRASA, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luciano Nery Ferreira Filho (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.