O Racismo no Ceará
Palavras-chave:
Racismo, Preconceito, RaçasResumo
O racismo é uma teoria que afirma a superioridade de certas raças humanas sobre as demais, gerando o que é mais conhecido como, segregação racial. Caracterizada como uma pesquisa de base qualitativa, o presente estudo buscou compreender melhor essa nova fisionomia do racismo. As entrevistas foram realizadas com duas pessoas que sofreram racismo, no intuito de qualificar o tipo de racismo e preconceito que possuíam. Mesmo admitindo que hoje são muitos os tipos de preconceito, uma delas afirmou que antigamente existia mais preconceito, reconhecendo que, hoje, ainda é muito comum no trabalho. Compartilhando da mesma opinião, outra entrevistada considera que o racismo é mais visível nos empregos, com predomínio na preferência pela cor branca, oportunizando expressões como: ô nego nojento! As entrevistas trouxeram mais elementos para a compreensão do racismo disfarçado, através de brincadeiras, configurando o que é conhecido como racismo sutil. Concluímos, enfim, que a presente pesquisa trouxe contribuições para a reflexão do racismo sutil.
Downloads
Referências
DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 135-148, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105. Acesso em: 02 mai. 2016.
FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161. Acesso em: 01 set. 2020.
LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126/1311. Acesso em: 01 set. 2020.
LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275. Acesso em: 02 mai. 2020.
RIOS, P. P.; CARDOSO, H.; DIAS, A. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 98-117, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272. Acesso em: 02 mai. 2020.
SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96. Acesso em: 02 nov. 2020.
SOUSA, E.; MARQUES, E. O processo de constituir-se professor na relação objetividade subjetividade: significações acerca da mediação social na escolha pela docência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, mai./ago., p. 82-96, 2019.Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/841/1143. Acesso em 02 mai. 2020.
SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859/762. Acesso em: 01 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rebeca Lucena Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.