Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4977Parole chiave:
Formação Inicial de professores, conceito de limite, ensino, aprendizagemAbstract
No âmbito da formação inicial de professores, as matrizes curriculares de cursos de licenciatura em matemática são constituídas, predominantemente, por cálculo diferencial e integral em diferentes aspectos e o livro didático assume um papel de destaque na aula de cálculo. Esse trabalho tem por objetivo refletir sobre a abordagem de James Stewart na exposição e construção do conceito de limite, considerando aspectos da tendência em educação matemática, resolução de problemas. Em cursos de licenciatura é importante considerar o ensino de limite norteado pelas concepções humanísticas de formação de professores. O estudo mostra-se relevante, por permitir refletir sobre abordagens e pressupostos relacionados ao conceito de limite apresentados por James Stewart no livro Cálculo Volume I, observando suas contribuições para a formação de professores de matemática. De natureza qualitativa e abordagem exploratória, o estudo realizou observações e descrição do conceito de limite apresentado no livro estudado. Destaca-se o problema da tangente como uma motivação para iniciar as discussões sobre a teoria de limites, o problema de velocidade e o estudo de limite de funções reais. A partir da abordagem desse conteúdo, foi possível concluir que uma das estratégias utilizadas por James Stewart, teve como base a resolução de problemas, contudo observou-se no texto a presença de elementos que indicam uma preocupação do autor com aspectos pedagógicos, principalmente a indicação de leituras complementares, aplicações de tecnologia elementos históricos e modelagem, evidenciando a influência de tendências em educação matemática para a promoção dos processos de ensino e aprendizagem de limite.
Palavras-chave: Formação inicial de professores; conceito de limite; ensino; aprendizagem.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
LOPES, Jairo de Araujo. Livro didático de matemática: concepção, seleção e possibilidades frente a descritores de análise e tendências em educação matemática. 2000. 264 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/ handle/REPOSIP/253415>. Acesso em: 11 junho 2020.
PRAÇA, F. S. G. Metodologia da pesquisa científica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. Revista Eletrônica Diálogos Acadêmicos, v. 8, n. 1, p. 72–87, 2015. Disponível em: http://www.uniesp. edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170627112856.pdf. Acesso em: 11 junho 2020.
STEWART, J. Cálculo – Volume I. Tradução da 7ª Edição Norte-Americana. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning Edições Ltda, 2013.
SANTOS, Vanessa dos Anjos.; MARTINS, Liziane. A importância do livro didático. Candombá–Revista Virtual, v. 7, n. 1, p. 20–33, 2011. Disponível em: http://revistas.unijorge.edu.br/Portal/index.php/Candomba/about/pdf. Acesso em: 11 junho 2020.
WATSON, HG. As muitas partes de James Stewart. Revista DailyXtra - Publicado em 10 de dezembro de 2014. Disponível em: https://web.archive.org/web/2014121323 2150/http://dailyxtra.com/toronto/life/proud-lives/the-many-parts-james-stewart-96867. Acesso em: 12 jan. 2021.