Levantamento de pesquisas brasileiras sobre percepções de professores de Matemática a respeito de Educação Integral e(m) Tempo Integral

Autori

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v13i35.15573

Parole chiave:

Professores de Matemática, Educação Integral, Levantamento bibliográfico

Abstract

O levantamento mostrado neste estudo apresenta pesquisas brasileiras sobre percepções de professores, em especial de Matemática, a respeito da Educação Integral e(m) Tempo Integral, a partir do banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teoricamente, esta pesquisa ancora-se em pesquisadores que produzem elaborações sobre Educação Integral e Tempo Integral. Ao todo, foram analisadas 46 pesquisas, todas sendo qualitativas. A coleta de informações se deu, principalmente, por meio de observação (apoiada por gravações em áudio e vídeo, além de diário de campo), questionários, entrevistas e registros produzidos por participantes em disciplinas e grupos de estudo. Os resultados evidenciam lacunas nas Oficinas do Tempo Integral e nas disciplinas do Tempo Regular. Também indicam que as percepções sobre Educação Integral variam de acordo com a perspectiva de cada professor e sua prática pedagógica, apontando, portanto, a necessidade de fomento a cursos de formação continuada voltados para professores que atuam no Tempo Integral.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Claudiane Ferreira de Jesus, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Graduada em Licenciatura em Matemática pelo IFMG- Campus São João Evangelista (2018). É mestranda do curso de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEDMAT-UFOP). Possui cursos de extensão e aperfeiçoamento na área de Educação e Ensino. Tem experiência na área da Docência nos Anos Finais e Ensino Médio da Educação Básica, com atuação na rede Pública Estadual nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, no Tempo Integral e Especial. Nas escolas estaduais " João Pinheiro", "Dim Viegas" e Escola de Educação Especial "Despertai"- APAE na cidade de São Pedro do Suaçui- MG, "Padre João Clarimundo" na cidade de Paulistas- MG, "Tenente José Coelho Da Rocha" na cidade de Guanhães- MG, "José Gonçalves de Souza" na cidade de Frei Lagonegro- MG e "Álvaro Brandão de Andrade" na cidade de Ituiutaba-MG. No campo das pesquisas tem interesse em Educação Matemática. Educação Integral e(m) Tempo Integral. Modelagem Matemática. Práticas de Ensino/Educação inclusiva. Educação para/pela Diversidade. Ensino de Matemática Inclusivo. Formação de Professores para Inclusão. Docência e Matemática.

Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2012) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Rio Claro (2020). Atualmente, é Professor Efetivo do Departamento de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET / MG) e Professor Colaborador do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEDMAT / UFOP)

André Augusto Deodato, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Possui graduação em Matemática (licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais(2012) e Doutorado em Educação pela mesma Faculdade. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2024). É membro do grupo pesquisa intitulado "Teoria Histórico Cultural da Atividade na Educação" (CHATER/UFMG). Liderou o referido grupo de 2019 até 2023. Também é membro do grupo de pesquisa intitulado "Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral" (NEEPHI/ UNIRIO). Ademais, lidera o grupo de pesquisa intitulado "Coletivo Educação Integral e(m) Atividades Matemáticas" (CEIAM/UFOP). Atuou como professor de Matemática no Centro Pedagógico (CP/EBAP/UFMG) de 2012 até 2019. Atualmente é professor do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto e atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da mesma universidade.Tem experiência como docente e pesquisador na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Matemática; Sala de Aula de Matemática na Educação Básica; Jogos e Materiais Manipulativos no Ensino da Matemática; Escolas de Tempo Integral; Educação Integral e(m) Tempo Integral; Teoria Histórico Cultural da Atividade.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Maria de Lourdes Cerqueira de. Escola de Tempo Integral: contributos para as práticas pedagógicas exitosas de professores de Matemática no Ensino Médio. 2021. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Federal Do Piauí, Teresina, 2021.

BIZARRO, Atila Cristiano. A atuação do educador no Programa Mais Educação em uma Escola Pública Estadual do Rio Grande do Sul. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB Nº 7, de 1º de agosto de 2025. Institui as Diretrizes Operacionais Nacionais para a Educação Integral em Tempo Integral na Educação Básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27, 4 ago. 2025.

CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Integralismo: ideologia e organização de um partido de massa no Brasil (1932 - 1937). Bauru: EDUSC, 1999.

CAVALIERE, Ana Maria Villela. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação & Sociedade, v. 28, p. 1015-1035, 2007.

COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. História (s) da Educação Integral. Em aberto, Brasília, v. 22, n.80, p. 83-96, 2009.

COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. Integração escola-território: “saúde” ou “doença” das instituições escolares? In: MAURÍCIO, L.V. (Org.). Tempos e espaços escolares: experiências, políticas e debates no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Ponteio, Faperj, 2014. p.181-198.

CUSATI, Iracema Campos. Educação em Tempo Integral: resultados e representações de professores de matemática e de alunos do terceiro ciclo da rede de ensino de Belo Horizonte. 2013. 205 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

DALTRO, Katia Figueirôa et al. A proposta do currículo escolar para o Ensino de Biologia nos centros experimentais de Aracaju-SE. 77 f. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Fundação Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.

DEODATO, André Augusto. ARTICULAÇÃO ENTRE DISCIPLINAS DE UMA ESCOLA DE Tempo Integral: reverberações de um “Grupo de Trabalho diferenciado (GTD)” nas aulas de Matemática. 2017. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

DEODATO, André Augusto. Matemática no Projeto Escola Integrada: distanciamentos e aproximações entre as práticas das Oficinas e as práticas da sala de aula. 2012. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, SP, v. 3, n. 4, p. 1-37, 1995.

FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármem Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de (Org). Mapeamento da pesquisa acadêmica sobre o professor que ensina Matemática: período 2001-2012. E-book. 2016. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pagina_basica/58/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf>. Acesso em mar. de 25.

FRANCO, Maria Amélia do R. Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.

GADOTTI, Moacir.Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

GALVÃO, Josefa de Abreu Aguiar. Análise do trabalho docente no contexto de Escolas em Tempo Integral do município de Orobó: influências e contribuições dos processos de formação continuada dos professores da área de ciências da natureza. 2021. 139 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.

LOPES, FABIANA BARDELA. Interdisciplinaridade e Currículo em uma Escola de Educação Integral. 2018. 177 f. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituição de Ensino, Universidade Estadual De Campinas, Campinas, 2018.

MACHADO, Andrea Viana de Souza. Programa Mais Educação em escolas públicas municipais de Alta Floresta-MT: uma análise da educação em ciências. 2013. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013.

MATOS, D. A. S.; JARDILINO, J. R. L. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 3, p. 20–31, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i3.1893. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111. Acesso em: 4 fev. 2025.

OLIVEIRA, Luan Martins de. Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Integral: contribuições de uma parceria entre professora e pesquisador na produção e realização de Oficinas de Matemática. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

OLIVEIRA, Rosane Alves Pretto de. Narrativa da constituição de uma Escola de Educação Integral por um grupo de professores envolvidos. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado Em Educação Em Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

RODRIGUES, Anderson Clay. O ensino de ciências e as relações com a sociedade e a tecnologia no 3º ano do ensino fundamental de uma Escola de Educação Integral. 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.

SOUSA, J. S. Ensino Médio em Tempo Integral: a percepção dos professores de Química das Escolas Estaduais de Roraima. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2019.

Pubblicato

2026-03-03

Come citare

JESUS, C. F. de; OLIVEIRA, D. P. A.; DEODATO, A. A. Levantamento de pesquisas brasileiras sobre percepções de professores de Matemática a respeito de Educação Integral e(m) Tempo Integral. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 13, n. 35, p. 1–18, 2026. DOI: 10.30938/bocehm.v13i35.15573. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/15573. Acesso em: 5 mar. 2026.