Explorando estudos sobre sistemas de equações lineares: o GeoGebra à luz da Teoria Antropológica do Didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.12202

Palavras-chave:

Equações Lineares, GeoGebra, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

Sabemos que a integração das tecnologias digitais vem se apresentando como um importante instrumento que auxilia o processo educativo. Nesse sentido, o artigo em questão aborda, em sua estrutura, um recorte de uma pesquisa desenvolvido por meio de um mapeamento bibliográfico e tem como principal objetivo, realizar um levantamento de pesquisas envolvendo a Teoria Antropológica do Didático (TAD), sistemas de equações lineares e o GeoGebra. A pesquisa é de cunho qualitativo. Para a realização do estudo, nos amparamos na metodologia adaptada por Cavalcanti (2015), a qual aborda uma forma descritiva do mapeamento vertical e horizontal, para seleção dos territórios pesquisados.Vale destacar que esse modelo é proposto pela autora Biembengut (2008), que apresenta o Mapeamento na Pesquisa Educacional. Nesse sentido, destacamos que nenhum dos territórios nos quais realizamos a busca aborda a temática de sistemas de equações lineares, com a utilização do software GeoGebra, sob um olhar da TAD, com a finalidade de analisar as praxeologias apresentadas da passagem do campo algébrico para o geométrico, com alunos do ensino médio. Consideramos a temática pertinente, pois aponta contribuições significativas para pesquisadores que almejam aprofundar-se nesse viés.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Talyta Sampaio Figueiredo, Universidade Federal do Pernambuco - UFPE

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que se localiza na cidade de Brejo Santo/CE. Especialização em Ensino da Matemática na Faculdade Única de Ipatinga. Mestranda em Educação em Ciências e Matemática (PPGCM), pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Possui experiência como bolsista articuladora do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), como também no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), com o enfoque no projeto de pesquisa sobre a Análise da conformidade do Modelo Epistemológico de Referência: O ensino da Função Quadrática para a Licenciatura em Matemática e no Projeto sobre Saberes docentes e tecnologias digitais no ensino da Matemática: Construção de um Modelo Epistemológico de Referência. Participou do projeto minha escola é da comunidade da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Professor José Teles de Carvalho do Estado de Ceará, além da tutoria para a iniciativa foco na aprendizagem vinculada ao programa de bolsas de monitoria e tutoria realizada na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Belarmino Lins de Medeiros do Estado de Ceará, como também foi monitora do projeto SPAECE em Ação realizado no município de Abaiara-CE. Participou como monitora e posteriormente formadora no Programa Pacto pela Aprendizagem em parceria com o município de Abaiara-CE, na escola da rede básica de Ensino Rosa Tavares Leite. Além disso, é integrante do grupo de pesquisa em Ensino das Ciências da Natureza e Matemática e também no grupo de Ensino e Aprendizagem da Matemática.

Fernando Emilio Leite de Almeida, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Possui Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Formação dos Professores de Belo Jardim (1998), Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009) e Doutorado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira e professor colaborador na Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: teoria das situações didáticas, teoria antropológica do didático, prática reflexiva, ensino e aprendizagem da matemática, formação de professores, análise de livro didático. Esteve como Coordenação do PIBID (2011 - 2014), Residência Pedagógica (2018 - 2020 / 2020 - 2022) e coordenador da Licenciatura em Matemática do IFPE (2018 -2020). Atualmente é Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (EPeDiMa), membro da Rede de Estudos em Didática da Matemática (REDE) e Coordena o PIBID. 

Rochelande Felipe Rodrigues, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professor de Matemática na Educação Básica de 1995 à 2009, com experiência na rede pública e privada. Foi professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins - UFT de 2010 à 2015, atuando no curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Arraias. Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri - UFCA, atuando nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e na Licenciatura em Matemática. Atuação em projetos de pesquisa voltados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática e em projetos de extensão na área de formação de professores.

Referências

ANDRADE, Jefferson Jacques. Registro de representação semiótica: conceitualização dos diversos tipos de soluções de sistemas lineares usando o software GeoGebra. 2018. Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.

ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira; ALMEIDA, Marcio Vieira de. Geogebra como organizador de recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da matemática em uma formação de professores. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 136-144, 2017

BRASIL. Secretária da Educação Básica. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. – Orientações curriculares para o ensino médio; vol. 2. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, v. 2, 2008

CAVALCANTI, Jose Dilson Beserra. A Noção de Relação ao Saber: História e Epistemologia, Panorama do contexto francófono e mapeamento de sua utilização na literatura científica brasileira. 2015. 159 f. Doutorado em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife Biblioteca Depositária: undefined.

CHEVALLARD, Y. Conceitos fundamentais da didática: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropologica. In: BRUN, J. (Org.). Didáctica das matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 115-153.

CUZZUOL, Pedro Henrique Barcelos (2022). Sistemas Lineares com Ênfase nas Operações Elementares e no Teorema do Posto. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Matemática em Rede Nacional.

DE SOUZA OLIVEIRA, Eliane Santana. Estudo das Funções Seno e Cosseno por meio de um Modelo Didático alternativo integrado ao geogebra. 2020. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Bahia (Brésil); Universidade Estadual de Feira de Santana (Brésil).

CHEVALLARD, Y. (1999). Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: l’approche anthropologique. Recherches em Didactique dês Mathématiques. Vol.19, no.2, pp.221-26.

DOS SANTOS, Luan Padilha. O Fractal Árvore Pitagórica: Uma organização praxeológica da construção utilizando o software GeoGebra. 2023. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual do Paraná, Programa de Educação Matemática.

FERREIRA, EFP. A integração das tecnologias digitais ao ensino e aprendizagem de geometria no ensino fundamental–anos finais: uma proposta com foco no estudo de perímetro e área de figuras geométricas planas. 2016. 185 f. 2016. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)-Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

FONSECA, Daniele Amaral et al. A utilização das tecnologias digitais na formação inicial de professores de Matemática: compreensões, desafios e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 15, n. 2, p. 1-19, 2020.

FRATUCCI, Vinícius Murilo; MORAN, Mariana. Proposta de uma organização praxeológica para a construção das fórmulas da medida de perímetro e área do fractal ilha de koch. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 11, n. 25, p. 217-237, 2022.

MATHIAS, Carmen Vieira; LEIVAS, José Carlos Pinto. Potencial de um sistema de matemática dinâmica no estudo de transformações lineares. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, 2020.

SALAZAR, D. M. GeoGebra e o Estudo das Funções Trigonométricas no Ensino médio. Dis-sertação (Mestrado em Educação Matemática) Universidade Federal de Juiz de Fora, p. 125, 2015.

PEREIRA, Wesklemyr Lacerda et al. Sistemas lineares: Uma sequência didática para o Ensino Médio e aplicações. 2017.

ROMÃO, Luís Gabriel Mietto. Sistemas lineares: aspectos lúdicos e uma abordagem utilizando recursos tecnológicos. 2020. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

SANTANA, Erivaldo Gomes de. Sistemas Lineares 3x3: Uma Visão Geométrica Com o Geogebra 3d. 2017. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal da Bahia, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22970. Acesso em: 20 maio 2023.

SANTOS, Gabrielle Nunes dos. Sistemas lineares sob a ótica dos registros de representação semiótica: uma análise dos entendimentos de acadêmicos do ensino superior. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas.

SILVA. Joaby de Oliveira. Uma sequência didática voltada para a definição de polígono no sexto ano. 2019. 211 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Educação Matemática.

SOUZA, Lucas de Lima; MACEDO, Maria José Herculano; DE OLIVEIRA, Vilma Bragas. GeoGebra na análise das posições entre duas retas e resolução de sistemas lineares. Informática na educação: teoria & prática, v. 24, n. 3, 2021.

SOUZA, Mariany Layne de. Teoria APOE e Teoria Antropológica do Didático: um olhar para o ensino de Álgebra Linear na formação inicial de professores de matemática. 2020 undefined f. Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

UGARTE, Francisco Javier; SILVA, Maria José Ferreira da; GAITA, Cecilia. A componente tecnológica-teórica dos sistemas de duas equações lineares na educação básica. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 5, p. 498-513, 2019.

ZUGNO, Germano Mateus Machado; DA SILVA, Michelsch João; DA SILVA, Rodrigo Sychocki. Sobre o uso das tecnologias digitais e suas implicações no estudo da existência de soluções para sistemas 2x2: uma análise por meio da mudança no tratamento semiótico à luz da teoria de Raymond Duval. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 1, n. 1, 2015.

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

FIGUEIREDO, T. S.; ALMEIDA, F. E. L. de; RODRIGUES, R. F. Explorando estudos sobre sistemas de equações lineares: o GeoGebra à luz da Teoria Antropológica do Didático. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 33, p. 1–20, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i33.12202. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12202. Acesso em: 21 nov. 2024.