Explorando estudos sobre sistemas de equações lineares: o GeoGebra à luz da Teoria Antropológica do Didático
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.12202Palavras-chave:
Equações Lineares, GeoGebra, Teoria Antropológica do DidáticoResumo
Sabemos que a integração das tecnologias digitais vem se apresentando como um importante instrumento que auxilia o processo educativo. Nesse sentido, o artigo em questão aborda, em sua estrutura, um recorte de uma pesquisa desenvolvido por meio de um mapeamento bibliográfico e tem como principal objetivo, realizar um levantamento de pesquisas envolvendo a Teoria Antropológica do Didático (TAD), sistemas de equações lineares e o GeoGebra. A pesquisa é de cunho qualitativo. Para a realização do estudo, nos amparamos na metodologia adaptada por Cavalcanti (2015), a qual aborda uma forma descritiva do mapeamento vertical e horizontal, para seleção dos territórios pesquisados.Vale destacar que esse modelo é proposto pela autora Biembengut (2008), que apresenta o Mapeamento na Pesquisa Educacional. Nesse sentido, destacamos que nenhum dos territórios nos quais realizamos a busca aborda a temática de sistemas de equações lineares, com a utilização do software GeoGebra, sob um olhar da TAD, com a finalidade de analisar as praxeologias apresentadas da passagem do campo algébrico para o geométrico, com alunos do ensino médio. Consideramos a temática pertinente, pois aponta contribuições significativas para pesquisadores que almejam aprofundar-se nesse viés.
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, Jefferson Jacques. Registro de representação semiótica: conceitualização dos diversos tipos de soluções de sistemas lineares usando o software GeoGebra. 2018. Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.
ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira; ALMEIDA, Marcio Vieira de. Geogebra como organizador de recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da matemática em uma formação de professores. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 136-144, 2017
BRASIL. Secretária da Educação Básica. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. – Orientações curriculares para o ensino médio; vol. 2. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, v. 2, 2008
CAVALCANTI, Jose Dilson Beserra. A Noção de Relação ao Saber: História e Epistemologia, Panorama do contexto francófono e mapeamento de sua utilização na literatura científica brasileira. 2015. 159 f. Doutorado em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife Biblioteca Depositária: undefined.
CHEVALLARD, Y. Conceitos fundamentais da didática: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropologica. In: BRUN, J. (Org.). Didáctica das matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 115-153.
CUZZUOL, Pedro Henrique Barcelos (2022). Sistemas Lineares com Ênfase nas Operações Elementares e no Teorema do Posto. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Matemática em Rede Nacional.
DE SOUZA OLIVEIRA, Eliane Santana. Estudo das Funções Seno e Cosseno por meio de um Modelo Didático alternativo integrado ao geogebra. 2020. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Bahia (Brésil); Universidade Estadual de Feira de Santana (Brésil).
CHEVALLARD, Y. (1999). Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: l’approche anthropologique. Recherches em Didactique dês Mathématiques. Vol.19, no.2, pp.221-26.
DOS SANTOS, Luan Padilha. O Fractal Árvore Pitagórica: Uma organização praxeológica da construção utilizando o software GeoGebra. 2023. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual do Paraná, Programa de Educação Matemática.
FERREIRA, EFP. A integração das tecnologias digitais ao ensino e aprendizagem de geometria no ensino fundamental–anos finais: uma proposta com foco no estudo de perímetro e área de figuras geométricas planas. 2016. 185 f. 2016. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)-Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
FONSECA, Daniele Amaral et al. A utilização das tecnologias digitais na formação inicial de professores de Matemática: compreensões, desafios e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 15, n. 2, p. 1-19, 2020.
FRATUCCI, Vinícius Murilo; MORAN, Mariana. Proposta de uma organização praxeológica para a construção das fórmulas da medida de perímetro e área do fractal ilha de koch. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 11, n. 25, p. 217-237, 2022.
MATHIAS, Carmen Vieira; LEIVAS, José Carlos Pinto. Potencial de um sistema de matemática dinâmica no estudo de transformações lineares. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, 2020.
SALAZAR, D. M. GeoGebra e o Estudo das Funções Trigonométricas no Ensino médio. Dis-sertação (Mestrado em Educação Matemática) Universidade Federal de Juiz de Fora, p. 125, 2015.
PEREIRA, Wesklemyr Lacerda et al. Sistemas lineares: Uma sequência didática para o Ensino Médio e aplicações. 2017.
ROMÃO, Luís Gabriel Mietto. Sistemas lineares: aspectos lúdicos e uma abordagem utilizando recursos tecnológicos. 2020. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
SANTANA, Erivaldo Gomes de. Sistemas Lineares 3x3: Uma Visão Geométrica Com o Geogebra 3d. 2017. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal da Bahia, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22970. Acesso em: 20 maio 2023.
SANTOS, Gabrielle Nunes dos. Sistemas lineares sob a ótica dos registros de representação semiótica: uma análise dos entendimentos de acadêmicos do ensino superior. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas.
SILVA. Joaby de Oliveira. Uma sequência didática voltada para a definição de polígono no sexto ano. 2019. 211 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Educação Matemática.
SOUZA, Lucas de Lima; MACEDO, Maria José Herculano; DE OLIVEIRA, Vilma Bragas. GeoGebra na análise das posições entre duas retas e resolução de sistemas lineares. Informática na educação: teoria & prática, v. 24, n. 3, 2021.
SOUZA, Mariany Layne de. Teoria APOE e Teoria Antropológica do Didático: um olhar para o ensino de Álgebra Linear na formação inicial de professores de matemática. 2020 undefined f. Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
UGARTE, Francisco Javier; SILVA, Maria José Ferreira da; GAITA, Cecilia. A componente tecnológica-teórica dos sistemas de duas equações lineares na educação básica. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 5, p. 498-513, 2019.
ZUGNO, Germano Mateus Machado; DA SILVA, Michelsch João; DA SILVA, Rodrigo Sychocki. Sobre o uso das tecnologias digitais e suas implicações no estudo da existência de soluções para sistemas 2x2: uma análise por meio da mudança no tratamento semiótico à luz da teoria de Raymond Duval. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 1, n. 1, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Talyta Sampaio Figueiredo, Fernando Emilio Leite de Almeida, Rochelande Felipe Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.