Tecnologias digitais na formação de professores

um panorama de pesquisas apresentadas no encontro nacional de educação matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4868

Palabras clave:

Percursos formativos; Formação inicial; Tecnologias digitais; Educação matemática. Tecnologias

Resumen

As Tecnologias Digitais (TD) têm sido incorporadas a diferentes contextos e campos da atividade humana. Diante da importância da informação na sociedade atual, nota-se a necessidade de priorizar espaços dialógicos, na formação de professores, que possibilitem reflexões sobre a compreensão, a utilização e a exploração de recursos tecnológicos articulados à prática de ensino. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar pesquisas sobre o uso das tecnologias digitais e a formação inicial de professores de matemática a partir de trabalhos publicados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico-descritivo e os dados foram construídos a partir de 46 trabalhos selecionados em Anais das últimas cinco edições do ENEM. O levantamento das publicações foi sistematizado em três eixos de análises (Tecnologias Digitais Educacionais como ferramentas pedagógicas, o ensino de matemática e a utilização dos recursos tecnológicos e a implicação da utilização de recursos tecnológicos na formação inicial de professores) cujos resultados permitiram tecer reflexões quanto às potencialidades do uso de tecnologias digitais na formação docente, observando a necessária articulação e incorporação desses recursos no processo de aprendizagem da docência. Assim, faz-se necessária a proposição de novas estratégias para o ensino, em especial o ensino de matemática, destacando a utilização de softwares, reconhecendo que isso não implica na extinção de outros métodos e recursos de ensino, pelo contrário, agrega outras possibilidades pedagógicas para o trabalho do professor, com vistas na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Além disso, no cenário atual, os processos formativos precisam vincular tecnologias digitais às matrizes curriculares, possibilitando aos futuros professores o desenvolvimento de outras perspectivas de trabalho, reconhecendo que mesmo diante de avanços ainda há um longo caminho a se percorrer para que de fato haja integração das tecnologias às práticas de ensino. Por meio desse estudo, inferimos que o uso das tecnologias digitais requer momentos de reflexões sobre as concepções e modos de uso que se faz com eles.

Palavras-chave: Percursos formativos; Formação inicial; Tecnologias digitais; Educação matemática. Tecnologias.

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Biografía del autor/a

Elieudo Nogueira Silva, Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Matemática pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Docente do Curso de Matemática na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI)

Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro

Doutor em Educação pela Universidade metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus Cedro)

Citas

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Publicado

2021-06-17

Cómo citar

SILVA, E. N.; LIMA, F. J. de. Tecnologias digitais na formação de professores: um panorama de pesquisas apresentadas no encontro nacional de educação matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 892–905, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4868. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4868. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância

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