Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4922Keywords:
Cross-staff, Edmund Gunter, História da MatemáticaAbstract
A Inglaterra, no século XVI e XVII, passou por grandes mudanças no que se refere às matemáticas por conta da necessidade de utilizá-las, por exemplo, na agrimensura, astronomia e navegação. Em decorrência dessa demanda, de direcionar as matemáticas às práticas, diversos tratados voltados para esse aspecto foram elaborados, muitos deles envolvendo a descrição e o uso de instrumentos, entre eles, pode-se destacar o tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise, de autoria de Edmund Gunter (1581 – 1626), datado de 1623, publicado em Londres, que aborda quatro instrumentos matemáticos: Setor, Cross-staff, Cross-bow e Quadrante. Visto isso, o estudo tem como objetivo apresentar o instrumento Cross-staff desenvolvido por Gunter (1623) e suas respectivas escalas. Esta pesquisa é um recorte de um estudo maior e se caracteriza como uma pesquisa documental, já que se apropria de um documento original para análise. Como resultado, foi apresentado um breve olhar sobre os séculos XVI e XVII, especialmente, em Londres, com foco em aspectos que estavam ligados ao contexto de produção do tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments..., no qual o instrumento está inserido, em seguida, são expostas as 12 escalas inscritas no Cross-staff de Gunter (1623). Percebe-se que esse instrumento possui escalas que incorporam diversos conhecimentos matemáticos, como trigonometria, unidades de medidas e proporção que, se explorados, estudados e direcionados ao ensino, podem contribuir com a construção e/ou ressignificação de conhecimentos.
Palavras-chave: Cross-staff; Edmund Gunter; História da matemática.
Downloads
Metrics
References
ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O instrumento "círculos de proporção" exposto na obra de William Oughtred (1633): um elemento na interface entre história e ensino de matemática. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 89-108, 11 set. 2018.
ASH, Eric H.. Power, Knowledge, and expertise in Elizabethan England. [S.I.]: The Johns Hopkins University Press, 2004.
CASTILLO, Ana Rebeca Miranda. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e uso do báculo (cross-staff) em A Boke Named Tectonicon de Leonardo Digges. 2016. 120 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
CHARTRES, Richard; VERMONT, David. A brief history of Grasham College 1597-1997. [S.I.]: Gresham College, 1998.
CORMACK, Lesley B.. Mathematics for Sale: Mathematical Practitioners, Instrument Makers, and Communities of Scholars in Sixteenth-Century London. In: CORMACK, Lesley B.; WALTON, Steven A.; SCHUSTER, John A. (ed.). Mathematical Practitioners and the Transformation of Natural Knowledge in Early Modern Europe. 45. ed. Cham: Springer, 2017. (Studies in History and Philosophy of Science).
COTTER, Charles H.. Edmund Gunter (1581–1626). Journal Of Navigation, [S.L.], v. 34, n. 3, p. 363-367, set. 1981. Cambridge University Press (CUP).
DIGGES, Thomas. Alae Seu Scalae Mathematicae. London: Anno Domini, 1573.
HARTLEY, Harold; HINSHELWOOD, Cyril. Gresham College and the Royal Society. Notes And Records Of The Royal Society Of London, [S.L.], v. 16, n. 1, p. 125-135, 30 abr. 1961. The Royal Society.
HAVIL, Julian. John Napier: life, logarithms, and legacy. Princeton: Princeton University Press, 2014.
GUNTER, Edmund. Canon triangvlorvm. London: Gulielmus Jones, 1620.
GUNTER, Edmund. The Description and use of the sector. The Crosse-staffe and other instruments, For such as are studious of Mathematicall practise. London: William Jones, 1623.
GUNTER, Edmund. The Description and use of the sector. The Crosse-staffe and other instruments. For such as are studious of Mathematicall practise. London: William Jones, 1624.
HOOD, Thomas. The making and vse of the Geometricall Instrument, called a Sector. London: John Windet, 1598.
KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. La investigación documental sobre la investigación cualitativa: conceptos y caracterización.. Revista de Investigaciones Unad, [s.l.], v. 14, n. 2, p. 55, 24 nov. 2015. Universidad Nacional Abierta y a Distancia.
OUGHTRED, William. The Circles of Proportion and the Horizontal Instrvment. London: Augustine Mathewes, 1633.
PEREIRA, Ana Carolina Costa. Aspectos Históricos da régua de cálculo para a construção de conceitos matemáticos. São Paulo: Livraria da Física, 2015. (História da Matemática para o Ensino).
QUEIROZ, Tereza Aline Pereira de. Aprender a saber na Idade Média. In: Trivium e quadrivium: as artes liberais na Idade Média. Cotia: Ibis, 1999, p. 11-31.
ROCHE, John J.. The radius astronomicus in England. Annals Of Science, [S.L.], v. 38, n. 1, p. 1-32, jan. 1981. Informa UK Limited.
ROSS, Richard P.. The Social and Economic Causes of the Revolution in the Mathematical Sciences in Mid-Seventeenth-Century England. Journal Of British Studies, [S.L.], v. 15, n. 1, p. 46-66, 1975. Cambridge University Press (CUP).
ROSSI, Paolo. O nascimento da ciência moderna na Europa. Bauru: Edusc, 2001. Tradução de: Antonio Angonese.
SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre História da Matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, v.19, no1, p. 89-111, 2013.
SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S.L.], v. 7, n. 20, p. 357-369, 12 jul. 2020. Boletim Cearense de Educacao e Historia da Matematica - BOCEHM.
SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A construção da escala de Gunter com o auxílio do GeoGebra. In: XX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 20., 2020, Fortaleza. Anais [...] . Fortaleza: Unifor, 2020b. p. 1-6.
SILVA, Isabelle Coelho da. Um estudo da incorporação de textos originais para a educação matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
WARD, John. The lives of the professors of Gresham College: to which is prefixed the life of the founder, sir Thomas Gresham. London: John Moore, 1740.