Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8033

Schlagworte:

Sequência Fedathi, Potenciação, Vídeo Interativo, Ensino de Matemática, História da Matemática

Abstract

Este trabalho é uma alternativa para a promoção do ensino de Matemática, com a temática potências, para turmas de 9° ano do ensino fundamental, em uma escola localizada em Canindé-CE, em período de ensino remoto, por meio do H5P e a utilização do problema 79 do Papiro de Rhind. Assim, tem-se como objetivo ilustrar o uso do Problema 79 do Papiro de Rhind para a promoção do ensino de potências, fundamentado pela Sequência Fedathi por meio da ferramenta interativa H5P. A pesquisa é norteada pela ação docente pautada na proposta metodológica Sequência Fedathi. A coleta de dados se deu por meio da plataforma Moodle Multimeios e averiguou que é possível um problema de texto original em uma ferramenta digital, com o amparo de uma metodologia de ensino, promover o ensino de Matemática. Portanto, incentiva-se o uso de textos originais e ferramentas digitais, com o aporte teórico da Sequência Fedathi, possibilitando outras formas de ensino que busquem o aprendizado dos estudantes.

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Autor/innen-Biografien

Carlos Henrique Delmiro de Araújo, Secretaria Municipal da Educação de Canindé

Carlos Henrique Delmiro de Araújo possui licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE (2016) e especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2018). Desde 2019 é professor efetivo da rede municipal de Canindé. É pesquisador colaborador do Laboratório de Pesquisa Multimeios - MM (FACED/UFC), certificado pelo CNPq. Possui experiência acadêmica em Educação Matemática, desenvolvendo pesquisas para o ensino da matemática com embasamento metodológico da Sequência Fedathi.

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Publicou 51 artigos em periódicos especializados e 146 trabalhos em anais de eventos. Possui 33 capítulos de livros e 9 livros publicados. Possui 7 softwares. Orientou 49 dissertações de mestrado e co-orientou 9, orientou 40 teses de doutorado e co-orientou 1, e supervisionou 9 estágios de Pós-doutorado na área de Educação. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 78 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital. Realizou estágios pos-doutorais no IMPA, até 1988, Université Paris VII, França, em 1996-1997 e Université TÉLUQ, Canadá, em 2020-2021. Atualmente, coordena, na UFC, o programa UAB/CAPES, com mandato de out.2021 a set.2025

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2022-04-11

Zitationsvorschlag

ARAÚJO, C. H. D. de; BORGES NETO, H. Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 16–30, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.8033. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8033. Acesso em: 22 juli. 2024.

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