ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2816Schlagworte:
The Ground of Artes, Robert Recorde, História da Matemática, EnsinoAbstract
Este trabalho faz parte de pesquisa de doutorado em história da matemática, que está em desenvolvimento e tem por objetivo apresentar alguns apontamentos realizados durante uma leitura preliminar de um tratado dedicado ao ensino de aritmética, intitulado: The Ground of Artes, publicado pela primeira vez em 1543, por Robert Recorde (1510-1558). Esse tratado, que foi revisto e ampliado diversas vezes ao longo dos séculos XVI e XVII, traz o registro dos conhecimentos aritméticos que transitaram naquela época. Em uma primeira leitura, pôde-se perceber que essa obra aborda temas relacionados à aritmética prática, voltados, principalmente, para a instrução de comerciantes. Ela trata de números e de frações, bem como das operações básicas de aritmética, porém orientadas para a realização de cálculos ordinários ligados à conversão de pesos e medidas. Por meio desse estudo preliminar, pôde-se levantar algumas hipóteses que ajudaram a definir algumas condições de contorno que deverão nortear futuras investigações sobre o contexto de elaboração desse tratado, bem como a análise contextual e epistemológica da aritmética inglesa e o seu ensino no século XVI.
Downloads
Metriken
Literaturhinweise
BARON, M. E. A Note on Robert Recorde and the Dienes Blocks. The Mathematical Gazette, Leicester, v. 50, n. 374, p.363-369, 1966. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/3613932>. Acesso em: 06 set. 2019.
BROADBENT, T. A. A. (Ed.). The Ground of Artes. The Mathematical Gazette, Greenwich, v. 31, n. 295, p.1-2, jul. 1947. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/3610499>. Acesso em: 06 set. 2019.
CAJORI, F. Robert Recorde. The Mathematics Teacher, Reston, v. 15, n. 5, p.294-302, 1922. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/27950425>. Acesso em: 06 set. 2019.
DEBUS, A. G. El hombre y la naturaliza en el renacimiento. México: Fondo de Cultura Económica, 1978.
EASTON, J. B. The Early Editions of Robert Recorde's Ground of Artes. Isis, Chicago, v. 58, n. 4, p.515-532, 1967. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2019
FAUVEL, J. Platonic rhetoric in distance learning: how Robert Record taught the home learner. For the Learning of Mathematics, Montreal, v. 9, n. 1, p.2-6, 1989. Disponível em: < http://www.jstor.org/stable/40247938>. Acesso em: 25 abr. 2019.
HOWSON, G. A history of matemathics education in England.Cambridge, London, New York: Cambridge University Press, 1982.
KARP, A.; SCHUBRING, G. Mathematics Education in Europe in Premodern Times. In: KARP, A.; SCHUBRING, G. (eds.). Handbook on the History of Matemathics Education. New York, Heidelberg, Dordrecht, London: Springer, 2014, p. 129-151.
NEAL, K. From discrete to continuous: The broadening of number concepts in Early Modern England. Dordrecht / Boston / London: Springer Science+business Media, 2002. 175 p.
RECORDE, R. The Ground of Artes. Londres: Reynold Wolff, 1552.
RECORDE, R. Records Arithmetick or, The Ground of Arts. Londres: Miles Flesher, 1648.
ROQUE, T. História da Matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
ROSSI, P. Os filósofos e as máquinas, 1400-1700. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
ROSSI, P. O nascimento da ciência moderna na Europa. Bauru: Edusc, 2001.
SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Ed. Livraria da Física/SBHMat, 2015.