O dispositivo pedagógico Tabuadas e Elementos de Aritmética de Póvoas Pinheiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.11952

Palavras-chave:

história do ensino, disciplinas escolares, ensino de aritmética, ensino memorizado

Resumo

Este artigo trata do problema das finalidades do ensino das tabuadas escolares, compreendidas como elementos culturais do ensino de aritmética escolar, em uma história de longa duração. Especificamente, o objeto de estudo busca entender os significados históricos do dispositivo pedagógico mencionado, nesse caso específico, analisando um livresco intitulado Tabuadas e Elementos de Aritmética, de Póvoas Pinheiro, professor do município da Corte de 1864 a 1889. Os referenciais teóricos e metodológicos compreendem os tratados da nova história cultural, mais precisamente da denominada terceira geração da escola dos Analles e seus seguidores, os quais procuraram sistematizar os saberes em torno da história do ensino e da educação. Referenciadas como ícone do ensino de aritmética, as tabuadas em geral conceberiam sentido duplo: o primeiro, como significado do ensino das matemáticas pelas decorações, memorizações e repetições mecânicas; e o segundo, como um recurso pedagógico em formato livresco com conteúdos elementares de aritmética escolar, de baixo custo comercial, direcionado principalmente para as classes populares.

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Biografia do Autor

Leandro Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Financeira pela Universidade Católica Dom Bosco (2012), graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2008), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017) e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018). Atualmente é efetivo - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS e discente de doutorado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, História dos Materiais Didáticos, Cultura Material do Ensino de Matemática.

Edilene Simões Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília, mestrado na área de Educação/ Ensino e Aprendizagem pela Universidade Católica de Brasília ,especialização em Manejo de recursos ambientais pela Universidade Federal de MS e graduação em Ciências Habilitação Em Matemática pelo UniCeub/D.F Professora do Instituto de Matemática da UFMS - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS a partir de 2015. Faz parte dos grupos de pesquisa: Compasso-MS, GHEMAT-BRASIL

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Publicado

2024-07-10

Como Citar

OLIVEIRA, L.; COSTA, E. S. O dispositivo pedagógico Tabuadas e Elementos de Aritmética de Póvoas Pinheiro. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 33, p. 1–20, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i33.11952. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/11952. Acesso em: 25 dez. 2024.