Aspectos didático-pedagógicos do basquetebol na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4608

Palabras clave:

Basquetebol, Cultura, Desenvolvimento

Resumen

O presente trabalho objetiva analisar a aplicação do basquetebol na escola e conseqüentemente compreender as melhores estratégias e metodologias para a aprendizagem dos alunos, o que pode acarretar em seu desenvolvimento integral. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, onde foram analisadas obras relevantes que tratam da temática em questão. O basquetebol é uma prática cultural humana, por isso, deve estar presente na educação física escolar. O professor tem um papel preponderante para compreensão global dos alunos no que concerne o basquetebol, ajudando-os a levarem essa aprendizagem para todos os segmentos de sua vida. Portanto, infere-se que o professor possa trabalhar o conteúdo basquetebol em três dimensões; conceitual, procedimental e atitudinal, fazendo com que os alunos possam refletir, saber fazer e saber conviver, para que atuem socialmente de maneira crítica e reflexiva em todos os segmentos de sua vida.

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Biografía del autor/a

George Almeida Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Licenciado e Bacharel em Educação Física, Especialista em Docência do Ensino Superior, Especialista em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor de Educação Física da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

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Publicado

2021-02-09

Cómo citar

LIMA, G. A. Aspectos didático-pedagógicos do basquetebol na escola. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324608, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4608. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4608. Acesso em: 4 dic. 2024.