A cultura afro-brasileira

apresentada nas aulas de História do Ensino Médio articulada à obra Diário de Bitita

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4429

Palabras clave:

Cultura afro-brasileira, Literatura, História

Resumen

O objetivo principal deste artigo, centra-se na socialização do relato de experiência em que buscamos transdisciplinar o Ensino de História da Cultura Africana e Afro-brasileira, nas aulas de História ministradas no Ensino Médio a partir da reflexão e do diálogo estabelecido entre o conteúdo em questão e a obra literária Diário de Bitita. Cujo foco principal, refere-se à articulação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, estabelecidas por meio de políticas afirmativas conquistadas pelas constantes lutas empreendidas pelos Movimentos Negros em favor da descolonização dos Currículos e reconhecimento da relevância dos negros e de sua cultura na construção histórica do Brasil. Deste modo, mantivemos o diálogo entre a História, a Literatura e a Memória, buscando evidenciar fatos do cotidiano da autora Maria Carolina de Jesus, uma mulher, negra e pobre, que desenvolveu sua trajetória de vida conseguindo superar os infortúnios impostos aos negros pelos discursos e ações eurocêntricas da sociedade elitista do Brasil Colonial até os primórdios do século XXI.

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Biografía del autor/a

Cleusa Teixeira de Sousa, Universidade de Coimbra; Secretaria Estadual de Goiás.

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação de História da Universidade Federal de Goiás. Professora de História da SEE-Go  É membro do Sapientia: Laboratório de estudos em Idade Média e Moderna na UFG; pesquisadora do Centro de História, Sociedade e Cultura - CHSC- FLUC. Pesquisadora visitante da Universidade de Coimbra, onde realizou estágio com bolsa Capes de doutorado sanduíche sob a orientação do Professor Doutor Saul Antônio Gomes. Seu foco de pesquisa nos últimos anos de suas produções se centra, sobretudo, nas temáticas relacionadas à: Ensino de História; Ensino de História da Cultura africana, afro-brasileira e indígena; Diversidades Culturais;  Direito Medieval; História da Educação, História Medieval; Portugal Medieval; Relações de Poder; Brasil Colônia; História Judaica e Literatura Judaica; História dos Cristãos Novos; Empreitada Marítima; Transição do Período Medieval para o Moderno; Inquisição em Portugal e no Brasil.

Gilberto Cézar de Noronha, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia – MG; Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2021-01-03

Cómo citar

SOUSA, C. T. de; NORONHA, G. C. de. A cultura afro-brasileira: apresentada nas aulas de História do Ensino Médio articulada à obra Diário de Bitita. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324429, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4429. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4429. Acesso em: 21 nov. 2024.