Formação de professores para a promoção da saúde no Ensino Básico por meio de manual didático

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510083

Palabras clave:

Manual didático, Promoção da saúde, Formação de professores

Resumen

O estudo tem como objetivo analisar as contribuições de um manual didático acerca das ações de prevenção e cuidado com a saúde na formação inicial de professores. A pesquisa foi conduzida em três fases: i) levantamento: aplicação do questionário online com os alunos do curso de Pedagogia e elaboração do manual; ii) implementação do manual mediante minicurso híbrido; iii) descrição, organização dos dados e análise sobre a validação do manual pelos acadêmicos de Pedagogia. O conhecimento dos participantes acerca da saúde na escola era mínimo antes de conhecerem o manual e vivenciarem as atividades no minicurso. Após o minicurso, os alunos reconheceram a importância do estudo sobre saúde – higiene corporal, bucal, mental e práticas corporais. Apesar disso, a maioria pensava que o tema saúde deveria ser tratado somente por especialistas, mas entendeu que os professores e as escolas desempenham um papel importante na promoção da saúde. Os resultados revelam que o manual utilizado ampliou o conhecimento e as habilidades dos alunos a respeito da saúde para sua promoção na escola. Portanto, a preocupação com o tema saúde deve superar a forma reducionista como é vista e ser incorporada no currículo dos estudantes de graduação para que, dessa forma, o tema Saúde na Educação possa ser desenvolvido de forma clara e com propriedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonia Janieiry Ribeiro da Silva Brito, Centro Universitário Christus

Mestra em Ensino na Saúde pelo Centro Universitário Christus – Unichristus, Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais – MESTed.

Karla Angélica Silva do Nascimento, Centro Universitário Christus

Doutora em Educação Brasileira. Professora dos cursos à distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Christus - Unichristus. Professora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais – MESTed.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011. 229p.

BATISTELLA C. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde. In. Fonseca AF, Corbo AMD. O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV; Fiocruz; 2007. p. 51-86.

BRANDENBURG, C.; SILVA M., J. C. da; BARON, M. V.; COSTA, B. E. P. da; FIALHO, L. M. F.; SILVA, J. C. da. Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–35, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3670. Acesso em: 27 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3670

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 21 maio. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos e Transversais na BNCC. Proposta de Práticas de Implementação. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf Acesso em: 21 mar. 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Painel de Adesões. Programa Saúde na Escola Ciclo 2021-2022. 2021b. Disponível em: https://sisaps.saude.gov.br/pse/relatorio. Acesso em: 05 maio 2021.

BRITO, Antonia Janieiry Ribeiro da Silva; BRAYNER, Monica Nogueira; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. Educação em saúde e suas tecnologias no currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 19, n. 59, p. 97-113, 2022. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/10414 Acesso em: 25 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.6968

CARTER, G. Integrating coordinated school health and the whole child initiative. In: Symposium conducted at the Society for Public Health Education Annual Conference, Baltimore, MD. 2014.

CASEMIRO, J. P.; FONSECA A. B. C.; SECCO F. V. M. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciênc Saúde Colet. v. 19, n. 3, p. 829-40, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00829.pdf Acesso em: 20 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.00442013

DANTAS, Vera Lúcia de Azevedo; REZENDE, Regiane; PEDROSA, José Ivo dos Santos. Integração das Políticas de Saúde e Educação. In: Saúde e Educação: uma relação possível e necessária. Brasília: Ministério da Educação (Salto para o Futuro), 2009.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

MENEZES, Karla Mendonça, RODRIGUES, C. B. C., CANDITO, V., SOARES, F. A. A. Educação em saúde no contexto escolar: construção de uma proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem baseada em projetos. Revista de Educação Popular, n. Especial, p. 48-66, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2020-53255

MINAYO, M. C.; ASSIS, S. G. de; SOUZA, E. R. de. Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de programas sociais. Fiocruz, 2008. Disponível em http://dspace.unm.edu/handle/1928/6905. Acesso em: 20 dez. 2022.

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Integração das Tecnologias Móveis em Aulas de Cursos Superiores da Área da Saúde. EAD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/989 Acesso em: 20 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.989

OMS, Organização Mundial da Saúde. 1 in 3 people globally do not have access to safe drinking water – UNICEF, WHO. 2019. Disponível em: https://www.who.int/news/item/18-06-2019-1-in-3-people-globally-do-not-have-access-to-safe-drinking-water-unicef-who Acesso em: 25 jan. 2023.

PEREIRA, Maria Dayse; MELO, Maria Veronyca Coelho; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. O docente on line e alteridade no “outro normal”: relato de experiência durante a pandemia. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 62, p. 262-273, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4092 Acesso em: 20 mar. 2023.

QUIROGA, F. L. Produção de sentidos acerca da experiência professor-aluno contexto da classe hospitalar (escola móvel) e suas contribuições para a formação de professores. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8573, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8573. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8573. Acesso em: 20 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8573

ROCHA A.; CORREIA C.; PESTANA L.; BENTO M.; PRETO O.; LOBÃO S. Saúde Escolar em construção: que projetos? Rev Mill. v. 41, p. 115-22, 2011. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/millenium/issue/view/502 Acesso em: 26 dez. 2022.

SILVA, Meirele Rodrigues Inácio da, et al. Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemática. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 475-486, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000200475&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 maio. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.23862016

VERAS, K. da C. B. B.; FERREIRA, H. S.; LOURINHO, L. A. Formação de diretores escolares para o programa saúde na escola: uma pesquisa–ação. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 14, p. 195–215, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i14.898. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/898. Acesso em: 20 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14.898

Publicado

2023-04-05

Cómo citar

BRITO, A. J. R. da S.; NASCIMENTO, K. A. S. do. Formação de professores para a promoção da saúde no Ensino Básico por meio de manual didático. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e510083, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510083. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10083. Acesso em: 24 nov. 2024.