Entre Arminhos e Orchideas

As Relações Amorosas no Jornal Morena... Jornal das Moças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3771

Palavras-chave:

Sociabilidades, Imprensa, Feminino

Resumo

O presente artigo analisa as relações amorosas na década de 1930 em Campina Grande-PB, presentes no jornal Morena...Jornal das Moças. Através de bilhetinhos, recadinhos e poemas, buscamos perceber as intimidades de tais relações a partir do amor visto pelo flerte. Onde aparecia a paixão? Onde se pretendia o casamento? O que sentia e pensava sobre o amor? Discutiremos as marcas deixadas através dos sentimentos, com temas ligados ao casamento, privacidade e os lugares de sociabilidades que possibilitaram tais namoros e “flertes”. A partir do estudo da História das Sensibilidades, que se traduz em “sensações e emoções”, exporemos segredos, intimidades, suspiros, ternuras, paixões e paqueras autroras traduzidas nas relações amorosas de jovens apaixonados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ajanayr Michelly Sobral Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorada em Educação (UFPB), Mestre em História (UEPB), Especialista em História Cultural (UEPB), Licenciada em História (UEPB) e Pedagogia (UNINTER), Sócia Efetiva do Instituto Histórico de Campina Grande – IHCG.

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Lotado no Departamento de Metodologia da Educação - DME no Centro de Educação/CE. Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2009). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2001). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/1997). Licenciado em Ciências Sociais (UFPB/1994). Professor com atuação permanente nos seguintes Programas de Pós-Graduação: Educação (PPGE) e Sociologia (PPGS), ambos da UFPB, atuando como orientador (Mestrado e Doutorado), principalmente nos seguintes temas: Educação, História, Cultura e Gênero. Supervisionou pós-doutorados de professores de diversas universidades brasileiras (entre as quais UFC, UECE, UFRB, UFRR, UFCG, UEPI). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D - CA ED - Educação. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), desde a fundação, em 1999. Membro do Comitê de Assessoramento de Educação (CA-ED) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq e docente pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas "História da Educação da Paraíba" (HISTEDBR/GT-PB)

Referências

ARAÚJO, Aldevane de Almeida; SOARES, Emanoel Luis Roque. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628 Acesso em: 10 mar. 2020.

BASSANEZI, Carla. Mulheres dos Anos Dourados. IN: PRIORE, Mary (org); BASSANEZI, Carla (coord. de textos). História das Mulheres no Brasil. 2.ed. São Paulo: Contexto, 1997.

CAVALCANTE, Silêide Leila Oliveira. Mulheres modernas, mulheres tuteladas: o discurso jurídico e a moralização dos costumes - Campina Grande 1930-1950. Recife-PE, 2000. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, 2000

CAXILE, Carlos Rafael Vieira. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza Práticas Educativas, Memórias e Oralidades- Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599 Acesso em: 10 mai. 2020.

CHAGAS, Waldeci Ferreira. Urbanidade, modernidade e cotidiano na Parahyba do inicio do século XX. In: ABRANTES, Alômia. SANTOS NETO, Martinho Guedes (orgs.). Outras histórias: cultura e poder na Paraíba (1889-1930). João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2010.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel, 1990. (Col. Memória e Sociedade).

DEL PRIORE, Mary. História do Amor no Brasil. São Paulo: Contexto, 2006.

_____. Histórias Íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.

DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 135-148, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105 Acesso em: 13 mar. 2020.

FANTIN, Monica. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v.2, n.6, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161 Acesso em: 10 fev. 2020.

GUIMARÃES NETO. Regina Beatriz. Espaços e tempos intercruzados na história: práticas de pesquisa e escrita. In: Montenegro, Antonio Torres. História, Cultura e sentimento: outras histórias do Brasil. Recife/ PE: Editora Universitária da UFPB, 2008.

LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008, p. 111-153.

MINOIS, George. História do riso e do escárnio. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

PESAVENTO, Sandra Jatahy; LANGUE, Fredérique. (Orgs.). Sensibilidades na história: memórias singulares e identidades sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

SCHPUN, Mônica Raisa. Beleza em Jogo: Cultura física e comportamento em São Paulo nos anos 20. São Paulo, Editora: Boitempo, 1999.

SANTANA, Ajanayr Michelly Sobral. “Belas, Elegantes e maternais”: imagens do feminino e jogos discursivos na imprensa campinense (1945-1959). Guarabira-PB, 2012. Monografia (Especialização em História Cultural). Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, 2012.

SEVERINO, Gilmária Salviano. Assustadoras histórias de mulheres: um inventário de imagens e discursos na imprensa campinense (1960/1970). Campina Grande, 2006. Monografia (Graduação em História). Unidade Acadêmica de História e Geografia da Universidade Federal de Campina Grande-PB, 2006.

SYLVESTRE. Campina Grande. 10 novembro. 2013.

SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96 Acesso em: 15 abr. 2020.

SOUSA, Fabio Gutenberg Ramos Bezerra. Territórios de Confrontos: Campina Grande 1920-1945. Campina Grande: EDUFCG, 2006.

SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de. Lazeres permitidos, Prazeres proibidos: sociedade, cultura e lazer em Campina Grande (1945-1965). Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Pernambuco, Recife-PE, 2002.

Publicado

2020-05-26

Como Citar

SANTANA, A. M. S.; MACHADO, C. J. dos S. Entre Arminhos e Orchideas: As Relações Amorosas no Jornal Morena... Jornal das Moças. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3771. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3771. Acesso em: 23 nov. 2024.