Da epistemologia ao pragmatismo sociológico: por uma avaliação da produção de conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022018

Palabras clave:

Construcción del Conocimiento, Pragmatismo, Racionalismo

Resumen

O artigo objetivou estabelecer um diálogo sobre a epistemologia e avaliar como a produção de conhecimento é abordada nas ciências sociais, se aproximando do pragmatismo sociológico a fim de, questionando o racionalismo, contribuir para uma construção do saber mais criativa e inovadora. Nessa revisão bibliográfica, debatemos com autores como Bachelard, Popper, Kuhn, Agambem, Joas e Boltanski. As abordagens tratadas concordam que um conhecimento científico se destina a ser questionado/renovado. Encaram que saberes produzidos por não-especialistas contribuem para a dinâmica de inovação do conhecimento, caso do pragmatismo sociológico europeu, inspirado na escola de Chicago. Conclui-se que o pragmatismo permite desconstruir a hierarquia entre saberes contidos na produção de conhecimento científico e observar que o racionalismo limita esta produção por desconsiderar o corpo e as emoções como constituintes das lógicas sociais. São necessários mais estudos que viabilizem romper, mais amplamente, com os dualismos corpo-mente e razão-emoção, fomentando uma produção científica mais criativa.

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Biografía del autor/a

Natalia Heringer Mendonça, Université de Strasbourg

Mestra em Ciências Sociais e Ética pela Universidade de Estrasburgo-FR, graduada em Ciências Sociais (habilitação em Antropologia) pela Universidade de Brasília-UnB, atua remotamente em juizado de violência doméstica do TJDFT.

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Publicado

2023-05-13

Cómo citar

MENDONÇA, N. H. Da epistemologia ao pragmatismo sociológico: por uma avaliação da produção de conhecimento. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e022018, 2023. DOI: 10.51281/impa.e022018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/9161. Acesso em: 23 nov. 2024.