Avaliação da aprendizagem na percepção de docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e022012Palabras clave:
Avaliação formativa, Institutos Federais, Avaliação Pesquisa-açãoResumen
A pesquisa-ação teve como objetivo conhecer como os docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) compreendem a avaliação da aprendizagem e, partindo das percepções identificadas, promover ações de intervenção pedagógica para estimular a reflexão sobre as práticas avaliativas. Participaram 118 docentes de 4 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, que responderam perguntas sobre o processo avaliativo e suas dificuldades. As ações realizadas primaram pelo diálogo na busca pela melhoria da avaliação. Os questionários mostraram que há uma tendência à condução da avaliação como verificação e como mensuração, e que a prova objetiva é priorizada pelos respondentes. Identificou-se que 32% dos professores adotam uma abordagem formativa, mas 61% têm dificuldades no processo, em decorrência do perfil dos estudantes e da carência de formação pedagógica. Pela intervenção, observou-se que os participantes refletiram e esclareceram dúvidas, contribuindo para o entendimento do tema. Acredita-se que a metodologia utilizada deve ser aprimorada e levada como experiência para outras instituições.
Métricas
Citas
BRASIL. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Seção 1, p.1.
CASTRO, Monica Rabello de; FERREIRA, Giselle; GONZALEZ, Wania. Metodologia da pesquisa em educação. Nova Iguaçu: Marsupial Editora, 2013.
COSTA, Dirlo Vilanova da. Reflexões acerca da constituição da educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil: uma abordagem sócio histórica. Revista Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 1, p. 801-813, 2019. Disponibilidade em:< http://www.brjd.com.br/index.php/BRJD/article/view/995>. Acesso em: 26 fev. 2020.
FONTES, Marisa Aghetoni; DUARTE, António Manuel. Aprendizagem de estudantes do ensino técnico brasileiro: motivos, investimento e satisfação. Revista Educação e Pesquisa, v. 45, e192610, p. 01 - 16, 2019. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100551>. Acesso em: 20 fev. 2020.
FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro, 2018. Disponibilidade em: < https://www.academia.edu/37753809/Institutos_Federais_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Ci%C3%AAncia_e_Tecnologia_rela%C3%A7%C3%A3o_com_o_ensino_m%C3%A9dio_integrado_e_o_projeto_societ%C3%A1rio_de_desenvolvimento >. Acesso em: 16 nov 2019.
FURTADO, Juarez Pereira. Um método construtivista para a avaliação em saúde. Revista Ciência e Saúde Coletiva. v.6 no.1. Rio de Janeiro, 2001. Disponibilidade em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232001000100014>. Acesso em: 23 fev. 2019.
GUBA, Egon; LINCONL, Yvonna. Avaliação de quarta geração. Campinas: Editora Unicamp, 2011.
IFCE. Regulamento da Organização Didática – ROD/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Fortaleza, 2015. 63p.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção Magistério. Série formação do professor).
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2018.
MATSUMOTO, Marília Cristyne Souto Galvão Barros et al. Indicadores de gestão do ensino técnico federal e sua correlação com eficiência acadêmica: uma análise da relação entre o desempenho discente e os investimentos ocorridos com a política pública de expansão dos institutos federais da região Nordeste entre 2012 e 2016. Revista de Gestão e Tecnologia NAVUS. Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 07-19, 2019. Disponível em:< http://navus.sc.senac.br/index.php/navus/article/view/769>. Acesso em: 20 fev. 2020.
OLIVEIRA, Rosilene Souza de. Ser Professor na Educação Profissional e Tecnológica: fazeres e saberes docentes no IF SERTÃO-PE. 2016.182 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade). Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2016. Disponibilidade em:< http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/358>. Acesso em: 25 fev. 2020.
OLIVEIRA, Rosilene Souza de; SALES, Márcea Andrade; SILVA, Ana Lúcia Gomes da. Professor por acaso? A docência nos institutos federais. Revista Profissão Docente Uberaba, v. 17, n. 37, p. 5-16, 2017. Disponibilidade em:< http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1115>. Acesso em: 25 fev. 2020.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PLACIDO, Reginaldo Leandro; SCHONS, Manuir; SOUZA, Maria José Carvalho de. Utilização das estratégias de ensino-aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Revista Dynamis, v. 23, n. 1, p. 40-57, 2017. Disponibilidade em:< https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6754>. Acesso em: 25 fev. 2020.
POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Angelo Gomez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo. Avaliação formativa no ensino superior: um estudo de caso. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, vol. 33, núm. 1, pp. 45-54, 2011. Disponibilidade em:< http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307325356005>. Acesso em: 20 fev. 2019.
SANTIAGO, Raquel Vidigal. O trabalho docente no ensino básico, técnico e tecnológico: o caso do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba. 2015. Dissertação em Educação, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2015. 163f. Disponibilidade em:<https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20172>. Acesso em: 25 fev. 2019.
SILVA, Tatiana Oliveira Couto et al. Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional: uma análise do instituto federal do Paraná (IFPR) Campus Ivaiporã. Revista Pesquisa e Debate em Educação, v. 5, n. 1, p. 42-61, 2015. Disponibilidade em:< http://www.revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/article/view/122>. Acesso em: 25 fev. 2020.
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional. São Paulo: IBRASA, 2000.