Possibilidades de avaliação no ciclo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e020019Palabras clave:
Jogos pedagógicos, Dificuldade de aprendizagem, Educação BásicaResumen
O presente artigo objetiva discutir possibilidades de avaliação da leitura e da escrita no ciclo de alfabetização a partir de jogos de regras. Para tanto houve uma pesquisa documental, na qual o foco de análise foi o planejamento de duas professoras, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, que utilizavam em sua prática pedagógica os jogos de regras com o propósito avaliativo, buscando analisar quais os usos desses recursos, assim como as possíveis contribuições para o processo de aprendizagem das crianças. Os resultados indicam que os jogos constituem-se como recursos relevantes para a avaliação dos estudantes, para além de atribuição de rótulos e classificações. Com isso, evidencia-se a importância de o professor compreender sua efetividade enquanto um dos recursos possíveis, bem como as intervenções necessárias durante sua utilização. Ressalta-se também a necessidade de investigações mais específicas sobre o tema, especialmente no contexto da alfabetização.