Proposta de atividade envolvendo multiplicação a partir da manipulação do Promptuario para a formação de professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023021

Palabras clave:

Operação de Multiplicação, Promptuario, Atividade Orientadora de Ensino (AOE), Formação de professores que ensinam matemática

Resumen

Esse artigo tem o intuito de apresentar uma proposta de atividade que relaciona a interface entre a história e o ensino da matemática, por meio do Promptuario contido no tratado Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula ... (1617) de John Napier (1550 – 1617) para a formação de professores que ensinam matemática, sob o olhar da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Nesse sentido, é utilizada uma metodologia qualitativa, de cunho documental, para a construção de uma sugestão de atividade contextualizada envolvendo situações de manipulação do Promptuario. Dessa forma, considera-se que a produção de material didático direcionado a um público que, constantemente necessita revisitar métodos e estratégias para obter resultado atrelado ao aprendizado matemático, é muito importante. Principalmente quando são atividades que versam sobre os fundamentos da Aritmética, que por um viés voltado para a história da matemática, dá significado ao que está sendo estudado, melhorando assim o ensino e a aprendizagem matemática.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Pedro Henrique Sales Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e graduado em Licenciatura em Matemática, ambos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2018 a 2020. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve pesquisa na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é pós-doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora de curso de Licenciatura em Matemática da UECE/UAB. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática.

Citas

ALVES, V. B.; PEREIRA, A. C. C. A reconstrução dos círculos de proporção no GeoGebra como uma atividade para a mobilização de conhecimentos matemáticos. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 19–28, 2019.

BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. A Investigação Científica em História da Matemática e suas Relações com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 164-185.

BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. História da Matemática em contextos da Educação Matemática: contribuições do GPHM. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 153-171, dez. 2011.

BENNETT, J. Knowing and doing in the sixteenth century: what were instruments for?. The British Journal For The History Of Science, [S.L.], v. 36, n. 2, p. 129-150, jun. 2003

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

DIAS, M. da S.; SAITO, F. Interface entre história da matemática e ensino: uma aproximação entre historiografia e perspectiva lógico-histórica. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Brasília. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2009. p. G05-G05.

DIAS, T. J. F.; CARNEIRO, R. dos S.; SILVA, K. F. da; CARNEIRO, R. dos S. Methodological trends in mathematical education: a literature review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 6, p. e36411629362, 2022.

LEONTIEV, A. Actividad, conciencia, personalidad. 2. ed. Havana: Pueblo y Educacion, 1983.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1978.

LOPES, A. R. L. V.; BORBA, M. C. Tendências em educação matemática. Revista Roteiro, v. 16, n. 32, p. 49-61, ago. 1994.

MORAES, S. P. G. de. Avaliação do processo e ensino e aprendizagem em matemática: contribuições da teoria histórico-cultural. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo: São Paulo, 2008.

MOURA, M. O de et al. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.29, pp.205-229. ISSN 1981-416X.

NAPIER, J. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. Edimburgo: Andrew Hart, 1617

OLIVEIRA, F. W. S.; PEREIRA, A. C. C. Uma proposta de atividade com o instrumento jacente no plano para o nono ano do ensino fundamental com foco na semelhança de triângulos. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 20–27, 2020.

PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 342–372, 2019.

RIBEIRO, P. H. S.; PEREIRA, A. C. C. O processo de graduação e uma utilização do Promptuario para multiplicação. Revista história da matemática para professores, v. 7, n. 2, p. 1-11, 2021.

RIBEIRO, P. H. S.; PEREIRA, A. C. C. O ensino de multiplicação a partir do manuseio do Promptuario de John Napier: uma experiência na formação inicial de professores de matemática. Contraponto: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, [S.L.], v. 4, n. 5, p. 38-56, 2 jan. 2023.

SAITO, F.; DIAS, M. S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p.89-111, mar. 2013.

SAITO, F.; DIAS, M. S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século xvi. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013. FapUNIFESP (SciELO).

SANTOS, A. G. dos; PEREIRA, A. C. C. Atividade histórica usando a escala dos números de Edmund Gunter para mobilização de saberes matemáticos. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–8, 2022.

SILVA, I. C. da; PEREIRA, A. C. C. Definições e Critérios para o Uso de Textos Originais na Articulação entre História e Ensino de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [S.L.], v. 35, n. 69, p. 223-241, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO).

SWETZ, F. Capitalism and Arithmetic. La Salle: Open Court, 1987.

TAUB, L. On scientific instruments. Studies In History And Philosophy Of Science Part A, Cambridge, v. 40, n. 4, p.337-343, dez. 2009.

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

RIBEIRO, P. H. S.; PEREIRA, A. C. C. Proposta de atividade envolvendo multiplicação a partir da manipulação do Promptuario para a formação de professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023021, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12298. Acesso em: 21 nov. 2024.