Proposta de atividade envolvendo multiplicação a partir da manipulação do Promptuario para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e023021Palabras clave:
Operação de Multiplicação, Promptuario, Atividade Orientadora de Ensino (AOE), Formação de professores que ensinam matemáticaResumen
Esse artigo tem o intuito de apresentar uma proposta de atividade que relaciona a interface entre a história e o ensino da matemática, por meio do Promptuario contido no tratado Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula ... (1617) de John Napier (1550 – 1617) para a formação de professores que ensinam matemática, sob o olhar da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Nesse sentido, é utilizada uma metodologia qualitativa, de cunho documental, para a construção de uma sugestão de atividade contextualizada envolvendo situações de manipulação do Promptuario. Dessa forma, considera-se que a produção de material didático direcionado a um público que, constantemente necessita revisitar métodos e estratégias para obter resultado atrelado ao aprendizado matemático, é muito importante. Principalmente quando são atividades que versam sobre os fundamentos da Aritmética, que por um viés voltado para a história da matemática, dá significado ao que está sendo estudado, melhorando assim o ensino e a aprendizagem matemática.
Métricas
Citas
ALVES, V. B.; PEREIRA, A. C. C. A reconstrução dos círculos de proporção no GeoGebra como uma atividade para a mobilização de conhecimentos matemáticos. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 19–28, 2019.
BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. A Investigação Científica em História da Matemática e suas Relações com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 164-185.
BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. História da Matemática em contextos da Educação Matemática: contribuições do GPHM. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 153-171, dez. 2011.
BENNETT, J. Knowing and doing in the sixteenth century: what were instruments for?. The British Journal For The History Of Science, [S.L.], v. 36, n. 2, p. 129-150, jun. 2003
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
DIAS, M. da S.; SAITO, F. Interface entre história da matemática e ensino: uma aproximação entre historiografia e perspectiva lógico-histórica. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Brasília. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2009. p. G05-G05.
DIAS, T. J. F.; CARNEIRO, R. dos S.; SILVA, K. F. da; CARNEIRO, R. dos S. Methodological trends in mathematical education: a literature review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 6, p. e36411629362, 2022.
LEONTIEV, A. Actividad, conciencia, personalidad. 2. ed. Havana: Pueblo y Educacion, 1983.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1978.
LOPES, A. R. L. V.; BORBA, M. C. Tendências em educação matemática. Revista Roteiro, v. 16, n. 32, p. 49-61, ago. 1994.
MORAES, S. P. G. de. Avaliação do processo e ensino e aprendizagem em matemática: contribuições da teoria histórico-cultural. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo: São Paulo, 2008.
MOURA, M. O de et al. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.29, pp.205-229. ISSN 1981-416X.
NAPIER, J. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. Edimburgo: Andrew Hart, 1617
OLIVEIRA, F. W. S.; PEREIRA, A. C. C. Uma proposta de atividade com o instrumento jacente no plano para o nono ano do ensino fundamental com foco na semelhança de triângulos. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 20–27, 2020.
PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 342–372, 2019.
RIBEIRO, P. H. S.; PEREIRA, A. C. C. O processo de graduação e uma utilização do Promptuario para multiplicação. Revista história da matemática para professores, v. 7, n. 2, p. 1-11, 2021.
RIBEIRO, P. H. S.; PEREIRA, A. C. C. O ensino de multiplicação a partir do manuseio do Promptuario de John Napier: uma experiência na formação inicial de professores de matemática. Contraponto: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, [S.L.], v. 4, n. 5, p. 38-56, 2 jan. 2023.
SAITO, F.; DIAS, M. S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p.89-111, mar. 2013.
SAITO, F.; DIAS, M. S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século xvi. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013. FapUNIFESP (SciELO).
SANTOS, A. G. dos; PEREIRA, A. C. C. Atividade histórica usando a escala dos números de Edmund Gunter para mobilização de saberes matemáticos. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–8, 2022.
SILVA, I. C. da; PEREIRA, A. C. C. Definições e Critérios para o Uso de Textos Originais na Articulação entre História e Ensino de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [S.L.], v. 35, n. 69, p. 223-241, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO).
SWETZ, F. Capitalism and Arithmetic. La Salle: Open Court, 1987.
TAUB, L. On scientific instruments. Studies In History And Philosophy Of Science Part A, Cambridge, v. 40, n. 4, p.337-343, dez. 2009.