O processo avaliativo na disciplina de História da Matemática da UECE: interligando a teoria e a prática na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024010

Palavras-chave:

Avaliação., Disciplina Curricular., História da Matemática., Licenciatura em Matemática.

Resumo

A disciplina de História da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará, campus do Itaperi, foi inserida na ementa de 2008, quando passou a ser discutida no contexto da formação de professores de Matemática. Em 2019, com a reformulação do Projeto Político Pedagógico do curso, a disciplina foi reestruturada. No entanto, observa-se que não há nenhuma menção, nesse documento, que trate sobre a avaliação dos licenciandos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo descrever os instrumentos avaliativos utilizados na disciplina de História da Matemática. Para isso, por meio de uma perspectiva qualitativa, bibliográfica e descritiva, partindo do planejamento dos docentes das disciplinas, os instrumentos avaliativos observados nesta pesquisa foram os Seminários Temáticos, Relatório Analítico, Prova e o Júri Simulado. Com isso, considera-se que não existe instrumento ideal para avaliação de conhecimentos, mas uma necessária associação de diversos modos de avaliar, que possam contemplar diferentes funções.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Verusca Batista Alves, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Marina Oliveira Tavares, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Ensino de Matemática.

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate. (Org). Processo de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2012.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.

COLL, Liana. Professor Ubiratan D’Ambrosio uniu matemática, educação e busca por justiça social. 2021. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2021/05/13/professor-ubiratan-dambrosio-

uniu-matematica-educacao-e-busca-por-justica Acesso em: 09 jul. 2024.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 12ª ed. Campinas-SP. PAPIRUS, 2005.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Por que e como ensinar História da Matemática. REMATEC, Belém, v. 8, n. 12, p. 07–21, 2013.

DINIZ, Bruno Lamy Teixeira; JACQUES, Beatriz Pereira; GALIETA, Tatiana. Funções da avaliação da aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências. Revista Insignare Scientia - Ris, [S.L.], v. 2, n. 2, p. 166-184, 19 set. 2019. Universidade Federal da Fronteira Sul.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Editora Penso, 2008.

JONES, Phillip S. The History of Mathematics as a Teaching Tool. The Mathematics Teacher, vol. 50, no. 1, 1957, pp. 59–64.

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. A avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 10, n. 2, 2005.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica no ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

NUHS, Aline Cristiane; TOMIO, Daniela. A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 22, n. 49, p. 259-284, maio/ago. 2011.

OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Investigando a articulação entre objetos de aprendizagem, História da Matemática e formação de professores por meio de levantamentos bibliográficos em plataformas nacionais e internacionais. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 28, p. 1–16, 2023.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; GUEDES, Ana Maria Silva. Considerações acerca da disciplina de História da Matemática nas universidades cearenses: desvendando uma prática docente. Revista Brasileira de Ensino Superior, [S.L.], v. 2, n. 4, p. 22-33, 3 mar. 2016.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Fortaleza, 2008.

Publicado

2024-09-07

Como Citar

PEREIRA, A. C. C.; ALVES, V. B.; TAVARES, M. O. O processo avaliativo na disciplina de História da Matemática da UECE: interligando a teoria e a prática na formação de professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024010, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024010. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13634. Acesso em: 26 set. 2024.