O processo avaliativo na disciplina de História da Matemática da UECE: interligando a teoria e a prática na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024010

Palavras-chave:

Avaliação., Disciplina Curricular., História da Matemática., Licenciatura em Matemática.

Resumo

A disciplina de História da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará, campus do Itaperi, foi inserida na ementa de 2008, quando passou a ser discutida no contexto da formação de professores de Matemática. Em 2019, com a reformulação do Projeto Político Pedagógico do curso, a disciplina foi reestruturada. No entanto, observa-se que não há nenhuma menção, nesse documento, que trate sobre a avaliação dos licenciandos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo descrever os instrumentos avaliativos utilizados na disciplina de História da Matemática. Para isso, por meio de uma perspectiva qualitativa, bibliográfica e descritiva, partindo do planejamento dos docentes das disciplinas, os instrumentos avaliativos observados nesta pesquisa foram os Seminários Temáticos, Relatório Analítico, Prova e o Júri Simulado. Com isso, considera-se que não existe instrumento ideal para avaliação de conhecimentos, mas uma necessária associação de diversos modos de avaliar, que possam contemplar diferentes funções.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Verusca Batista Alves, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Marina Oliveira Tavares, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Ensino de Matemática.

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Publicado

2024-09-07

Como Citar

PEREIRA, A. C. C.; ALVES, V. B.; TAVARES, M. O. O processo avaliativo na disciplina de História da Matemática da UECE: interligando a teoria e a prática na formação de professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024010, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024010. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13634. Acesso em: 7 dez. 2024.