O processo avaliativo na disciplina de História da Matemática da UECE: interligando a teoria e a prática na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e024010Palavras-chave:
Avaliação., Disciplina Curricular., História da Matemática., Licenciatura em Matemática.Resumo
A disciplina de História da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará, campus do Itaperi, foi inserida na ementa de 2008, quando passou a ser discutida no contexto da formação de professores de Matemática. Em 2019, com a reformulação do Projeto Político Pedagógico do curso, a disciplina foi reestruturada. No entanto, observa-se que não há nenhuma menção, nesse documento, que trate sobre a avaliação dos licenciandos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo descrever os instrumentos avaliativos utilizados na disciplina de História da Matemática. Para isso, por meio de uma perspectiva qualitativa, bibliográfica e descritiva, partindo do planejamento dos docentes das disciplinas, os instrumentos avaliativos observados nesta pesquisa foram os Seminários Temáticos, Relatório Analítico, Prova e o Júri Simulado. Com isso, considera-se que não existe instrumento ideal para avaliação de conhecimentos, mas uma necessária associação de diversos modos de avaliar, que possam contemplar diferentes funções.
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