Formação inicial de professores: um estudo documental sobre implementação de política de formação nas licenciaturas da área de ciências humanas, letras e artes (CHLA): 2015-2020
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e023009Palabras clave:
Política Educacional, Formação Inicial de Professores, LicenciaturasResumen
A pesquisa examinou a implementação de políticas de formação nas licenciaturas de Ciências Humanas, Letras e Artes na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) de 2015 a 2020, destacando a importância de uma Política Institucional de Formação para uma sólida formação de professores. Utilizando uma abordagem qualitativa e documental exploratória, o estudo analisou o programa de Formação Inicial de Professores e as intercorrências na implementação da política educacional, com o objetivo de identificar um perfil formativo. Embora as mudanças pós-2015 tenham buscado melhorar a formação docente, impulsionadas pela Resolução CNE/CP nº 2/2015, a UFOP enfrentou desafios na implementação, como controvérsias em relação a regulamentações, como a Resolução CNE/CP nº 2/2019. Apesar das adaptações da universidade, a falta de uniformidade na implementação revela desafios na carga horária, abordagens pedagógicas e adoção de práticas, dificultando a identificação de um perfil formativo.
Métricas
Citas
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 15 de maio de 2006. InstituiDiretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União. Brasília, 2006.
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Basesda Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 2 de julho de 2019. Altera o Art. 22 da ResoluçãoCNE/CP no 2, de 1 de julho de 2015. Brasília, 2019b.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015. Brasília, 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 3, de 3 de outubro de 2018. Altera o Art. 22 da ResoluçãoCNE/CP no 2, de 1o de 2015 – DCN. Brasília, 2018.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 9 de agosto de 2017. Altera o Art. 22 da ResoluçãoCNE/CP nº 2, de 1º de 2015. Brasília, 2017.
BRASIL. Resolução no Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 - (BNC-Formação). MEC, Brasília, 2019a.
CORREIA, L. C.; GÓES, N. M. Docência universitária: desafios e possibilidades. In: II JORNADA DE DIDÁTICA E I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD. Londrina, PR, 2013. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/II%20Jornada%20de%20Didatica%20e%20I%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD%20-%20Docencia%20na%20educacao%20Superior%20caminhos%20para%20uma%20praxis%20transformadora/DOCENCIA%20UNIVERSITARIA%20DESAFIOS%20E%20POSSIBILIDADES.pdf Acesso em: 15 ago. 2023.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2000. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/EDUCAR%20PELA%20PESQUISA_1.pdf Acesso em: 13 ago. 2023.
DINIZ-PEREIRA, J.E. et al. Princípios gerais para a reforma dos cursos de licenciatura no Brasil. Interfaces da Educação, v. 12, n. 34,p. 589-614, 2021. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5384
DOURADO, L. F. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação e Sociologia, v. 36 n. 131, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015151909
GIROUX, H. The terror of the un for seen: rethinking the normalization of fascism in the post-truth era. Los Angeles: Los Angeles Review of Books - LARB, 2019.
GONÇALVES, S. R. V.; CARVALHO, I. A. S. Os desafios da implementação das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores no Brasil. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Edição Especial XIX, Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, p. 126-141, 2017. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6897
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Sao Paulo: Cortez Editora, 1994, p. 263.
NETO, W. S.; ALMEIDA, M. L. P. Políticas de Formação de Professores na Contemporaneidade: primeiras aproximações. In: GIARETA, P. F.; PEREIRA, T. L. Educação Superior e Formação de Professores no Brasil: contextos e desafios. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020, p. 37-58. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/R3qWFzj9Kjcztng7YgJtwxc/?lang=pt Acesso em: 20 abr. 2023.
OLIVEIRA, H. L. G.; LEIRO, A. C. R. Políticas de formação de professores no Brasil: referenciais legais em foco. Pro-Posições, Campinas, v. 30, p. 1–26, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0086
OLIVERI, Andressa Maris Rezende. Análise dos contextos de implementação e os efeitos das Políticas Educacionais: um estudo sobre os programas de Formação de professores na região dos inconfidentes – MG. 2023. 317f. Dissertação (Doutorado em Educação) –Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
PEROZA, J. A. Formação de Professores em Paulo Freire: entre a crítica e os fundamentos. In: GIARETA, P. F.; PEREIRA, T. L. Educação Superior e Formação de Professores no Brasil: contextos e desafios. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020, p. 59-86.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Resolução CEPE nº 7417, de 10 de abr. de 2018, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de OuroPreto.Ouro Preto, 2018. Disponível em: https://www.soc.ufop.br/public/files/RESOLUCAO_CEPE_7417.pdf Acesso em: 10 abr. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura (CEAD). Ouro Preto, 2009. Disponível em: https://cead.ufop.br/images/graduacao_Pedagogia/projeto_pedagogico_Pedagogia_CEAD_UFOP.pdf Acesso em: 10 abr. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura (CEAD). Ouro Preto, 2019c. Disponível em: https://cead.ufop.br/images/graduacao_Pedagogia/02_02_2021_RESOLUCAO_CEPE_7919_ANEXO_0-PPC-aprovado.pdf Acesso em: 15 abr. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura (presencial). Ouro Preto, 2021a. Disponível em: https://ichs.ufop.br/sites/default/files/ichs/files/ppc_pedagogia_ufop_cepe8074.pdf?m=1619465770 Acesso em: 17 abr. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura (presencial). Ouro Preto, 2008a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em História, Licenciatura. Ouro Preto, 2021b. Disponível em: https://ichs.ufop.br/sites/default/files/ichs/files/ppc_hil_5.pdf?m=1675198385 Acesso em: 20 maio 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras – Língua Portuguesa, Licenciatura. Ouro Preto, 2019b. Disponível em: https://ichs.ufop.br/sites/default/files/ichs/files/resolucao_cepe_7750_ltp.pdf?m=1592322845 Acesso em: 13 maio 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras – Língua Inglesa, Licenciatura. Ouro Preto, 2019c. Disponível em: https://ichs.ufop.br/sites/default/files/ichs/files/ppc_letras_ingles.pdf?m=1581359183 Acesso em: 15 maio 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras, Licenciatura. Ouro Preto, 2008b. Disponível em: https://ichs.ufop.br/sites/default/files/ichs/files/projeto_pedagogico_-_07-05-2008.pdf?m=1581359199 Acesso em: 27 maio 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. SUBCÂMARA DAS LICENCIATURAS. Carta aberta à comunidade ufopiana. Ouro Preto, abril de 2022. Disponível em: https://www.prograd.ufop.br/comunicados/carta-abertasubcamara-de-licenciaturas Acesso em: 11 maio 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Plano de Desenvolvimento Institucional. Ouro Preto, 2016. Disponível em: https://www.ufop.br/sites/default/files/pdi_ufop_2016_2025.pdf Acesso em: 4 jun. 2023.