Estratégias de intervenção através da avaliação nas escolas públicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023006

Palabras clave:

Avaliação Educacional, Ensino-Aprendizagem, Participação Comunitária

Resumen

Este artigo visa compreender, a partir da literatura, a avaliação em larga escala, conhecer as políticas públicas relacionadas à avaliação das escolas da educação básica e reafirmar a importância desse processo para os contextos de ensino-aprendizagem. Enfatiza a necessidade de utilizar os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no planejamento pedagógico, integrando efetivamente avaliação e ensino. Os resultados das avaliações externas são considerados como indicativos valiosos do processo de aprendizagem dos alunos, orientando ações pedagógicas fundamentadas. A proposta visa fortalecer o processo ensino-aprendizagem, promovendo uma cultura de responsabilidade e transparência. Destaca-se a CPA como um instrumento que reconhece os resultados das avaliações, contribuindo para uma educação mais equitativa e eficiente. Este trabalho busca, assim, inspirar uma jornada contínua de aprimoramento educacional, alinhada às necessidades específicas de cada comunidade escolar.

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Biografía del autor/a

Aline Soares Campos, Secretária de Educação do Ceará (SEDUC/CEARÁ)

Professora de Educação Física da Rede Estadual de Educação (SEDUC/CE) e Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará(UFC/FACED). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

Jean Silva Cavalcante, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutorando em Ciências do Desporto, pela Universidade de Trás dos Montes e Autos Douro/UTAD - Portugal, Mestre em Ensino na Saúde pela UECE, Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

Stela Lopes Soares, Centro Universitário INTA

Pos- doutorado em andamento em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE. Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de Educação Física Escolar (UNESP). Doutor em Saúde Coletiva (UECE). Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR). Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da UECE - PPGE (Mestrado e Doutorado em Educação). Professor permanente e vice coordenador do Curso de Mestrado Profissional Ensino da Saúde - CMEPES/UECE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE. Coordenador do Curso de Graduação em Educação Física à Distância da UECE/UAB.

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Publicado

2023-12-06

Cómo citar

CAMPOS, A. S.; CAVALCANTE, J. S.; SOARES, S. L.; FERREIRA, H. S. Estratégias de intervenção através da avaliação nas escolas públicas. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023006, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023006. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12075. Acesso em: 12 may. 2024.