Maternidade e a vida acadêmica: avaliação do contexto educacional das alunas/mães de um curso de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025032

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas, Ensino Superior

Resumo

A maternidade carrega uma série de responsabilidades que vão além das questões físicas e emocionais, especialmente em uma sociedade patriarcal que ainda reforça estereótipos de gênero. O objetivo da pesquisa busca avaliar o contexto educativo por meio das experiências vivenciadas por alunas/mães. Através da utilização de métodos qualitativos e da análise das experiências do grupo focal, a pesquisa in loco feita com 7 alunas/mães do curso de Licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú (2025.1). Identificamos que a jornada acadêmica dessas mulheres é marcada por inúmeros desafios, conciliação entre responsabilidades familiares, acadêmicas e profissionais. 71,4% das entrevistadas conseguem se manter no curso encarando-o como um espaço de realização pessoal e crescimento profissional, embora tenham pensado em desistir, justamente pela sobrecarga física e mental. Em suma, políticas institucionais tornam necessárias a fim de amenizar tal problemática.

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Biografia do Autor

Micaelle Alexandra de Carvalho Oliveira, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Licenciada em Química (IFCE). 

Kalleu de Alencar, Instituto Federa do Ceará (IFCE)

Licenciado em Química (IFCE). Mestre e Doutorando em Farmacologia (Faculdade de Medicina/UFC). Professor Efetivo Ref. 1 (Prefeitura Municipal de Crateús/CE).

Francisco de Assis Francelino Alves, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Professor Adjunto Nível D4 (IFCE). Mestre e Doutor em Educação Brasileira (UFC). Professor Adjunto M Nível XII Aposentado (UECE).

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Publicado

2025-09-26

Como Citar

OLIVEIRA, M. A. de C.; ALENCAR, K. de; ALVES, F. de A. F. Maternidade e a vida acadêmica: avaliação do contexto educacional das alunas/mães de um curso de licenciatura. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025032, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025032. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15940. Acesso em: 5 dez. 2025.