Proposta de atividade envolvendo multiplicação a partir da manipulação do Promptuario para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023021

Palavras-chave:

Operação de Multiplicação, Promptuario, Atividade Orientadora de Ensino (AOE), Formação de professores que ensinam matemática

Resumo

Esse artigo tem o intuito de apresentar uma proposta de atividade que relaciona a interface entre a história e o ensino da matemática, por meio do Promptuario contido no tratado Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula ... (1617) de John Napier (1550 – 1617) para a formação de professores que ensinam matemática, sob o olhar da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Nesse sentido, é utilizada uma metodologia qualitativa, de cunho documental, para a construção de uma sugestão de atividade contextualizada envolvendo situações de manipulação do Promptuario. Dessa forma, considera-se que a produção de material didático direcionado a um público que, constantemente necessita revisitar métodos e estratégias para obter resultado atrelado ao aprendizado matemático, é muito importante. Principalmente quando são atividades que versam sobre os fundamentos da Aritmética, que por um viés voltado para a história da matemática, dá significado ao que está sendo estudado, melhorando assim o ensino e a aprendizagem matemática.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Sales Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e graduado em Licenciatura em Matemática, ambos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2018 a 2020. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve pesquisa na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é pós-doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora de curso de Licenciatura em Matemática da UECE/UAB. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

RIBEIRO, P. H. S.; PEREIRA, A. C. C. Proposta de atividade envolvendo multiplicação a partir da manipulação do Promptuario para a formação de professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023021, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12298. Acesso em: 10 maio. 2024.