Estágio supervisionado: reflexões sobre a atuação docente

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado., Ensino Fundamental., Parfor.

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre as contribuições do estágio na formação docente a partir do relato de experiência vivenciado pela professora-orientadora e suas monitoras no componente curricular de Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental no curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará. O relato estruturado a partir da observação teve como estagiários estudantes vinculados ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, assumindo caráter particular, já que todos os estagiários tinham experiência em docência na educação básica, realidade que enriqueceu a prática do estágio e o percurso formativo, pois, tiveram a possibilidade de repensarem suas práticas pedagógicas considerando a experiência de estágio, e das discussões teóricas. A experiência relatada permitiu maior aproximação com os alunos da turma, e, a compreensão do papel do componente curricular no processo de formação docente, enquanto elemento essencial para reflexão das práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ledyane Lopes Barbosa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestra em Educação PPGE/UFOPA. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” da Universidade Federal do Oeste do Pará (HISTEDBR/UFOPA).

Thaiana Netto Fonseca Baptista, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestra em Educação PPGE/UFOPA. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” da Universidade Federal do Oeste do Pará (HISTEDBR/UFOPA).

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Docente do curso de Pedagogia e do PPGE/UFOPA e do PGEDA, Polo Ufopa. Líder Adjunta do HISTEDBR/UFOPA). Pesquisadora Produtividade CNPq.

Referências

COSTA, Jefferson Silva; BALTAR, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo. A importância e concepção da monitoria do estágio supervisionado para alunos do curso de licenciatura em biologia. Revista Iniciação & Formação Docente, v. 1 n. 2 (2014), Nov, 2014 – Jul, 2015. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/issue/view/71 Acesso em: 29 jun. 2022.

GHEDIN, Evandro; OLIVEIRA, Elisangela S. de; ALMEIDA, Whasgthon A. de. Estágio com Pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

LIMA, I. S. M. S. de; ANDRADE, A. I.; COSTA, N. M. V. N. da. A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: Perspectivas dos supervisores. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 13, p. 3–26, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i13.1448. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1448. Acesso em: 15 ago. 2022.

MACIEL, R. A.; CORRÊA, A. M. do R.; OLIVEIRA, L. de C. C. de. Reflexões sobre o estágio supervisionado na educação de jovens e adultos em Bragança (PA). Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 425-450, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID937. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/937. Acesso em: 15 ago. 2022.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de Almeida. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, Out-Dez, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134 Acesso em: 27 jun. 2022.

ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. 1a ed. São Paulo: Cortez, 2014 (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos).

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Barbosa, L. L. ., Baptista, T. N. F. ., & Colares, M. L. I. S. . (2022). Estágio supervisionado: reflexões sobre a atuação docente. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8878

Edição

Seção

Relato de experiência