Estágio supervisionado: reflexões sobre a atuação docente
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado., Ensino Fundamental., Parfor.Resumo
O artigo objetiva refletir sobre as contribuições do estágio na formação docente a partir do relato de experiência vivenciado pela professora-orientadora e suas monitoras no componente curricular de Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental no curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará. O relato estruturado a partir da observação teve como estagiários estudantes vinculados ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, assumindo caráter particular, já que todos os estagiários tinham experiência em docência na educação básica, realidade que enriqueceu a prática do estágio e o percurso formativo, pois, tiveram a possibilidade de repensarem suas práticas pedagógicas considerando a experiência de estágio, e das discussões teóricas. A experiência relatada permitiu maior aproximação com os alunos da turma, e, a compreensão do papel do componente curricular no processo de formação docente, enquanto elemento essencial para reflexão das práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
COSTA, Jefferson Silva; BALTAR, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo. A importância e concepção da monitoria do estágio supervisionado para alunos do curso de licenciatura em biologia. Revista Iniciação & Formação Docente, v. 1 n. 2 (2014), Nov, 2014 – Jul, 2015. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/issue/view/71 Acesso em: 29 jun. 2022.
GHEDIN, Evandro; OLIVEIRA, Elisangela S. de; ALMEIDA, Whasgthon A. de. Estágio com Pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.
LIMA, I. S. M. S. de; ANDRADE, A. I.; COSTA, N. M. V. N. da. A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: Perspectivas dos supervisores. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 13, p. 3–26, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i13.1448. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1448. Acesso em: 15 ago. 2022.
MACIEL, R. A.; CORRÊA, A. M. do R.; OLIVEIRA, L. de C. C. de. Reflexões sobre o estágio supervisionado na educação de jovens e adultos em Bragança (PA). Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 425-450, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID937. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/937. Acesso em: 15 ago. 2022.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de Almeida. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, Out-Dez, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134 Acesso em: 27 jun. 2022.
ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. 1a ed. São Paulo: Cortez, 2014 (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ledyane Lopes Barbosa, Thaiana Netto Fonseca Baptista, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.