Trabalho, maternidade e permanência no Ensino Superior

Autores

Palavras-chave:

Mulheres, Trabalho, Maternidade, Permanência no Ensino Superior, Marcadores Sociais de diferença

Resumo

Ao longo da história, as mulheres vêm travando batalhas para ter direito a uma educação igualitária e os avanços ocorrem mediante longas trajetórias de lutas. Atrelado às batalhas que o público feminino enfrenta, foram incluídas nesse estudo as dificuldades relatadas por estudantes que são mulheres e também trabalhadoras e/ou mães. Assim, este artigo objetiva refletir sobre os desafios que as discentes enfrentam para a sua permanência na universidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com uso de um questionário com 24 estudantes da Universidade Federal do Cariri, no ano de 2021. Ao final desse estudo percebemos que os marcadores sociais comuns às estudantes determinam dificuldades semelhantes, impactando negativamente no bem-estar dessas mulheres na universidade, ao terem que lidar com a sobrecarga de atividades para permanecer estudando.

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Biografia do Autor

Ana Cecília Figueirêdo Leite, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Cariri. Bolsista do projeto de pesquisa sobre interseccionalidade, acesso ao Ensino Superior e marcadores de diferença de estudantes.

Francione Charapa Alves, Universidade Regional do Cariri

Pós-doutora em Educação (UECE-2017). Doutora em Educação (UFC-2016). Doutorado Sanduíche (UL-Lisboa-2016). Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

Leite, A. C. F. ., & Alves, F. C. . (2022). Trabalho, maternidade e permanência no Ensino Superior. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–15. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8801

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