Levantamento bibliográfico sobre o ensino de Física inclusivo para alunos com deficiência

Autores

Palavras-chave:

Metodologias e Recursos Acessíveis, Ensino de Física, Pessoa com Deficiência, Levantamento bibliográfico

Resumo

Este estudo objetiva apresentar quais metodologias e recursos acessíveis para alunos com deficiência no Ensino de Física estão sendo produzidas e publicadas no Brasil. Tendo isso em vista, esta pesquisa possui uma abordagem quali-quantitativa, de caráter exploratório, e caracterizada por ser um levantamento bibliográfico nos bancos de dados das seguintes revistas: Revista Brasileira de Ensino de Física - RBEF e Física na Escola – FnE, entre o período de 2018 a 2022. Conforme os resultados obtidos no decorrer da pesquisa, conclui-se que os trabalhos encontrados apresentam uma produção de materiais acessíveis e de baixo custo, e contribuições relevantes para a aplicação de metodologias com caráter inclusivo no Ensino de Física, porém há uma falta de produções para os outros tipos de deficiências, como a intelectual e auditiva.

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Biografia do Autor

Mizael Haabe Bezerra de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando no curso de Licenciatura em Física pela Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT/UERN. Já atuou como aluno bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na área do Ensino de Física.

Maria Luiza da Silva Leite, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia pela Faculdade de Educação - FE/UERN. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia.

Francisco Josélio Rafael, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Pedagogia (1994), e em Física (1999) pela universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor do departamento de Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Oliveira, M. H. B. de ., Leite, M. L. da S. ., & Rafael, F. J. . (2022). Levantamento bibliográfico sobre o ensino de Física inclusivo para alunos com deficiência. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9012

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