A importância dos Saberes docentes na prática pedagógica de professores do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14120

Palavras-chave:

Professor, Saberes docentes, Prática pedagógica

Resumo

O tema desenvolvido nesta pesquisa, a importância dos saberes docentes nas práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental, teve por objetivo geral: Identificar o que os professores do Ensino Fundamental entendem, utilizam e pensam sobre a importância dos saberes docentes em suas práticas pedagógicas. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a uma amostra de professores do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em um bairro periférico do município de Itapipoca- CE. Optou-se, nesta pesquisa, pela abordagem qualitativa, em que a análise dos dados foi realizada com base nas respostas dadas às perguntas constantes no questionário aplicado aos professores. A pergunta de partida que norteou esta pesquisa foi: Como os professores do Ensino Fundamental entendem, utilizam e avaliam a importância dos saberes docentes em suas práticas pedagógicas? O estudo demostrou que os professores participantes têm um bom entendimento dos saberes docentes, reconhecem a sua importância para a prática, mas que têm dificuldade quanto a sua aplicação na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Sales Braga Moura, Prefeitura Municipal de Itapipoca

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Ensino de História e Geografia pela Faculdade Kurios (FAK). Graduada em Pedagogia pela UECE. Professora efetiva de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Itapipoca. Graduanda em Geografia pela UECE.

Referências

BOMBASSARO, Luiz Carlos. As fronteiras da epistemologia: como se produz o conhecimento. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

CUNHA, Emmanuel Ribeiro. Os saberes docentes ou saberes dos professores. 2007. Disponível em: https://ledum.ufc.br/arquivos/didatica/1/Saberes_Docentes_Saberes_Professores.pdf Acesso em: 24, setembro, 2024.

CUNHA JÚNIOR, Adenilson Souza. Saberes experienciais como ponto de partida para formação de professores da educação de jovens e adultos. Saberes em perspectiva. Jequié, v.3, n. 5, p. 47-56, jan./abr. 2013.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesq., São Paulo, v. 41, n. 3. p. 601-614, jul./set, 2015.

FIORENTINI, Dário; SOUZA, Jr. Arlindo José de; MELO, Gilberto Francisco Alves de. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dário; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar (Orgs.). Cartografia do trabalho docente: professor (a) investigador (a). São Paulo: Mercado de Letras, 1998.

FURIÓ, C.J. Tendencias atuales en la formación del profesorado de ciencias. Enseñanza de las Ciencias, [s.l], v.12, n.2, p.188-199, 1994.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.

PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Orgs). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2017.

SOUZA, A.; PEREIRA, A. S. M. Paulo Freire, o andarilho da utopia: reflexões para a transformação social através da educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3755.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; GAUTHIER, Clermont. O saber profissional dos professores – fundamentos e epistemologia. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE O SABER DOCENTE, 1996, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UFCE, 1996. (mimeo).

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. São Paulo: Papirus, 2009.

Publicado

2024-10-01

Como Citar

Moura, A. S. B. (2024). A importância dos Saberes docentes na prática pedagógica de professores do Ensino Fundamental. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–17. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14120