A importância dos Saberes docentes na prática pedagógica de professores do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14120Palavras-chave:
Professor, Saberes docentes, Prática pedagógicaResumo
O tema desenvolvido nesta pesquisa, a importância dos saberes docentes nas práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental, teve por objetivo geral: Identificar o que os professores do Ensino Fundamental entendem, utilizam e pensam sobre a importância dos saberes docentes em suas práticas pedagógicas. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a uma amostra de professores do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em um bairro periférico do município de Itapipoca- CE. Optou-se, nesta pesquisa, pela abordagem qualitativa, em que a análise dos dados foi realizada com base nas respostas dadas às perguntas constantes no questionário aplicado aos professores. A pergunta de partida que norteou esta pesquisa foi: Como os professores do Ensino Fundamental entendem, utilizam e avaliam a importância dos saberes docentes em suas práticas pedagógicas? O estudo demostrou que os professores participantes têm um bom entendimento dos saberes docentes, reconhecem a sua importância para a prática, mas que têm dificuldade quanto a sua aplicação na sala de aula.
Downloads
Referências
BOMBASSARO, Luiz Carlos. As fronteiras da epistemologia: como se produz o conhecimento. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1992.
CUNHA, Emmanuel Ribeiro. Os saberes docentes ou saberes dos professores. 2007. Disponível em: https://ledum.ufc.br/arquivos/didatica/1/Saberes_Docentes_Saberes_Professores.pdf Acesso em: 24, setembro, 2024.
CUNHA JÚNIOR, Adenilson Souza. Saberes experienciais como ponto de partida para formação de professores da educação de jovens e adultos. Saberes em perspectiva. Jequié, v.3, n. 5, p. 47-56, jan./abr. 2013.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesq., São Paulo, v. 41, n. 3. p. 601-614, jul./set, 2015.
FIORENTINI, Dário; SOUZA, Jr. Arlindo José de; MELO, Gilberto Francisco Alves de. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dário; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar (Orgs.). Cartografia do trabalho docente: professor (a) investigador (a). São Paulo: Mercado de Letras, 1998.
FURIÓ, C.J. Tendencias atuales en la formación del profesorado de ciencias. Enseñanza de las Ciencias, [s.l], v.12, n.2, p.188-199, 1994.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Orgs). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2017.
SOUZA, A.; PEREIRA, A. S. M. Paulo Freire, o andarilho da utopia: reflexões para a transformação social através da educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3755.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice; GAUTHIER, Clermont. O saber profissional dos professores – fundamentos e epistemologia. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE O SABER DOCENTE, 1996, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UFCE, 1996. (mimeo).
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. São Paulo: Papirus, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andréa Sales Braga Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.