O ensino profissionalizante em unidades prisionais no segmento da beleza

Autores

Palavras-chave:

Profissionalização, Beleza, Unidades Prisionais, Políticas

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar experiências no ensino profissionalizante em unidades prisionais no segmento da beleza. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com orientação etnográfica. Para os registros das experiências como instrutor no segmento da beleza, o desenvolvimento foi realizado através de relato autobiográfico. Os resultados parciais indicam, que a formação do profissional no segmento da beleza no sistema carcerário necessita de percurso formativo e orientação educacional para os egressos na ânsia de transformação de vidas através do novo ofício em espaços de beleza. Ao final deste trabalho, foi observado que a formação do profissional no segmento da beleza permeia a educação básica e disparidade social com desdobramento de políticas públicas abrangendo a comunidade carcerária as práticas relacionadas ao ensino e não limitando aos aspectos técnicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson de Oliveira Firmino, Serviço Nacional de Aprendizado – SENAC CE

Graduando em Licenciatura em Química – UNIASSELVI. Graduação em Marketing pela Faculdade Padre Dourado. Especialista em Estética e Cosmetologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Instrutor na Área da Beleza no Serviço Nacional de Aprendizado – SENAC CE.

Referências

BRASIL. Decreto nº 6.663, de 05 de novembro de 2008. Altera e acresce dispositivos ao Regulamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, aprovado pelo Decreto nº 61.843, de 5 de dezembro de 1967. Diário Oficial da União 6.11.2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/D6633.htm. Acesso em: 07 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 ago. 2021.

Firmino, A. de O., & Ferreira Neto, J. O. (2021). A formação profissional de docentes para escolas/centros de beleza. Ensino Em Perspectivas,v. 2, n.3, 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6345. Acesso em: 13 ago. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FONTANA, J. História: análise do passado e projeto social. Bauru: Edusc, 1998.

NOVAIS, Fernando Antonio. O Brasil nos quadros do antigo sistema colonial. Brasil em perspectiva. Tradução. São Paulo: Difel, 1969. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1970979. Acesso em: 19 jul. 2022.

OLIVEIRA, Breynner Ricardo de. Políticas Públicas e outra perspectiva de avaliação: uma abordagem antropológica. Revista Desenvolvimento em Debate, v. 4, n. 1, p. 83-101, 2016.

PRADO Jr., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo, Editora Brasiliense, 6ª edição, 1961. 18 p.

RODRIGUES, Lea Carvalho. Avaliação de Políticas Públicas no Brasil: antecedentes, cenário atual e perspectivas. In: PRADO, Edna Cristina; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira (org.). Avaliação de Políticas Públicas: entre Educação & Gestão Escolar. Maceió/AL, EDFAL, p. 37-55, 2011.

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA – CE. Unidades Prisionais. Disponível em: https://www.sap.ce.gov.br/coesp/unidades-prisionais/. Acesso em: 07 ago. 2021.

SENAC. DN. Programa Senac de Gratuidade: diretrizes. Versão 8. Rio de Janeiro, 2017. https://www.e-inscricao.com/pesquisaeextensaonewton/ciepe2022-1SENAC. DN. Conhecendo o SENAC. Material institucional para os colaboradores. 2021.

SILVA, Maria Ozanira da Silva e. Avaliação de políticas e programas sociais: uma reflexão sobre o conteúdo teórico e metodológico da pesquisa avaliativa. In: SILVA, Maria Ozanira da Silva e. (Coord.). Pesquisa avaliativa: aspectos teórico- metodológicos. 2. ed. São Paulo: Veras Editora, 2013.

Publicado

2022-10-28

Como Citar

Firmino, A. de O. . (2022). O ensino profissionalizante em unidades prisionais no segmento da beleza. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–3. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8751