Análise de uma prática pedagógica envolvendo conceitos de Geometria Plana
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14256Palavras-chave:
Prática pedagógica, Geometria Plana, Estágio SupervisionadoResumo
Este trabalho, oriundo de uma experiência vivenciada no contexto do Estágio Supervisionado, objetiva analisar as reverberações de uma prática pedagógica sobre área e perímetro de figuras geométricas planas. Para a realização da vivência prática em sala de aula – sob supervisão da professora regente da turma – foi utilizado material reciclável no processo de ensino e aprendizagem matemático, com estudantes do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior cearense. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, amparada nos estudos de Ghedin e Franco (2011) ao destacarem a importância da análise do processo e seus significados. O estudo concluiu que a formação dos estudantes não deve ser reduzida à sistematização de conteúdos estanques, contidos na matriz curricular de determinada disciplina, mas perpassar questões atinentes ao cotidiano, em uma postura crítico-reflexiva.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2024.
CASTRO, E. R; BARRETO, M. C. Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalente. Revista Educação e Emancipação, v. 7, n. 2, p. 79–100, 2014. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3339. Acesso em: 19 jul. 2024.
COSTA, M et al. Práticas pedagógicas com uso de materiais manipuláveis: possibilidades nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica da BNCC. Àgor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 4, n.6, p. 1-17, 2020. Disponível em:
https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/958. Acesso em: 19 jul. 2024.
GHEDIN, E; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 264 p.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 104 p.
LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.
LORENZATO, S. Para aprender Matemática. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010. 144 p.
NASCIMENTO, F. J do et al. O diálogo como experiência constituinte na formação inicial do professor de Matemática. Práxis Educativa, Ponta Grossa-PR, v. 16, n. 1, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16556. Acesso em: 19 jul. 2024.
NASCIMENTO, F. J do; CASTRO, E. R; LIMA, I. P de. Círculos formativos: contribuições e desafios na formação do professor de matemática. Revista de Educação Pública, v. 30, n. 1 p. 1-20, 2020. Disponível em:https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12016. Acesso em: 19 jul. 2024.
NASCIMENTO, F. J do et al. Condições de trabalho de professores iniciantes de Matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional. Horizontes, Itatiba-SP, v. 37, n. 1, p. 1-28, 2019. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626. Acesso em: 19 jul. 2024.
SOUSA, M. G. R.; SOUSA, E. C.; CASTRO, F. M. F. R. Prática pedagógica: concepções de integrantes de um grupo de estudo. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 5, n. 1, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11410. Acesso em: 19 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Jeovane do Nascimento, Regiane Rodrigues Araújo, Eliziane Rocha Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.