Análise de uma prática pedagógica envolvendo conceitos de Geometria Plana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14256

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Geometria Plana, Estágio Supervisionado

Resumo

Este trabalho, oriundo de uma experiência vivenciada no contexto do Estágio Supervisionado, objetiva analisar as reverberações de uma prática pedagógica sobre área e perímetro de figuras geométricas planas. Para a realização da vivência prática em sala de aula – sob supervisão da professora regente da turma – foi utilizado material reciclável no processo de ensino e aprendizagem matemático, com estudantes do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior cearense. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, amparada nos estudos de Ghedin e Franco (2011) ao destacarem a importância da análise do processo e seus significados. O estudo concluiu que a formação dos estudantes não deve ser reduzida à sistematização de conteúdos estanques, contidos na matriz curricular de determinada disciplina, mas perpassar questões atinentes ao cotidiano, em uma postura crítico-reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jeovane do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará

Doutor e Mestre em Educação. Especialista em Ensino da Matemática e Física, Educação Matemática e Gestão Escolar. Licenciado em Matemática e em Pedagogia. Professor da rede estadual de ensino do Ceará.

Regiane Rodrigues Araújo, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestra em Educação. Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Continuada. Graduada em Filosofia e Pedagogia. 

Eliziane Rocha Castro, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora e Mestra em Educação. Especialista em Designer Educacional, Educação Infantil, Supervisão Escolar e Psicologia da Educação. Graduada em Matemática e Pedagogia. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – Campus Acaraú.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2024.

CASTRO, E. R; BARRETO, M. C. Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalente. Revista Educação e Emancipação, v. 7, n. 2, p. 79–100, 2014. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3339. Acesso em: 19 jul. 2024.

COSTA, M et al. Práticas pedagógicas com uso de materiais manipuláveis: possibilidades nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica da BNCC. Àgor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 4, n.6, p. 1-17, 2020. Disponível em:

https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/958. Acesso em: 19 jul. 2024.

GHEDIN, E; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 264 p.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 104 p.

LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

LORENZATO, S. Para aprender Matemática. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010. 144 p.

NASCIMENTO, F. J do et al. O diálogo como experiência constituinte na formação inicial do professor de Matemática. Práxis Educativa, Ponta Grossa-PR, v. 16, n. 1, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16556. Acesso em: 19 jul. 2024.

NASCIMENTO, F. J do; CASTRO, E. R; LIMA, I. P de. Círculos formativos: contribuições e desafios na formação do professor de matemática. Revista de Educação Pública, v. 30, n. 1 p. 1-20, 2020. Disponível em:https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12016. Acesso em: 19 jul. 2024.

NASCIMENTO, F. J do et al. Condições de trabalho de professores iniciantes de Matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional. Horizontes, Itatiba-SP, v. 37, n. 1, p. 1-28, 2019. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626. Acesso em: 19 jul. 2024.

SOUSA, M. G. R.; SOUSA, E. C.; CASTRO, F. M. F. R. Prática pedagógica: concepções de integrantes de um grupo de estudo. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 5, n. 1, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11410. Acesso em: 19 jul. 2024.

Publicado

2024-10-17

Como Citar

Nascimento, F. J. do, Araújo, R. R., & Castro, E. R. (2024). Análise de uma prática pedagógica envolvendo conceitos de Geometria Plana . Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–12. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14256

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)